LocalPrimeira Vista

São João leva solidariedade a vítimas de incêndios

A mobilização de um grupo de cidadãos de São João de Ovar, permitiu enviar, no passado fim-de-semana, vários camiões carregados de bens para ajudar a freguesia de Fornelo do Monte, no concelho de Vouzela, cuja população também foi muito afectadas pelos últimos incêndios em Portugal.

Com o apoio da Paróquia local, da União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira (UFO), e da empresa Pinturas Victor Rocha, a ajuda assumiu a forma de árvores de fruto, alfaias agrícolas, géneros alimentícios, electrodomésticos, mobília, entre outros.

O presidente da UFO Bruno Oliveira revelou que as dádivas foram recolhidas tendo em atenção uma informação obtida junto da Câmara Municipal de Vouzela “que nos disse logo que não precisava de mais roupa e que a necessidade era de materiais de construção”.

Também houve a preocupação de escolher uma freguesia que ainda não tivesse sido objecto da solidariedade nacional. “Soubemos que Fornelo do Monte ainda não tinha sido objecto de qualquer entrega por parte das entidades locais e fomos à respectiva junta entregar os bens que recolhemos”, acrescenta Bruno Oliveira.

Um dos casos que o deixou mais sensibilizado tem a ver com o alimento dos animais que passou a escassear depois dos fogos. “Levamos um camião TIR cheio de palha que se  distribuiu de imediato pelos agricultores mais necessitados e ainda se encheu um armazém que estava vazio que vai ajudar nos próximos tempos”.

A iniciativa foi de um grupo de cidadãos de São João, mas cresceu muito a partir do momento em que o pároco Vitor Pacheco anunciou na missa que estava a decorrer uma campanha para ajudar vítimas dos incêndios.

No que toca à autarquia, Bruno Oliveira explica que a UFO se associou logo que soube que “a finalidade era fazer chegar bens de primeira necessidade a famílias sinalizadas pelas entidades no terreno, vítimas dos incêndios”.

(Fotos: Luís Filipe Silva)

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo