Saúde

Hospital assinala Dia Mundial da Árvore e da Floresta

O Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (HFZ-Ovar) assinalou esta segunda-feira o Dia Mundial da Árvore e da Floresta, apelando à consciencialização da sustentabilidade do meio ambiente.

A comemoração da efeméride ficou marcada com a plantação de quatro árvores (“Acer pseudoplatanus”) no jardim da entrada principal.

Estas iniciativas fazem parte de um compromisso moral que todos devemos ter com o meio ambiente”, disse o presidente do Conselho Diretivo do HFZ-Ovar, Luís Miguel Ferreira, que fez questão de iniciar o processo de plantação levado a cabo por trabalhadores da instituição. “Como cidadãos e instituições, devemos contribuir ativamente para a preservação da natureza para que os nossos filhos, a quem pedimos emprestado o planeta, venham a ter um melhor futuro”, reforçou.

A iniciativa resultou de mais uma parceria entre a unidade hospitalar e a Liga

dos Amigos do Hospital de Ovar, desta vez com o apoio da empresa Viveiros Europlantas, Lda. (Ovar), que gentilmente ofereceu as árvores que foram plantadas.

Luís Miguel Ferreira lembrou que o HFZ-Ovar tem dedicado especial atenção, “desde há muito”, às questões ambientais, destacando designadamente a implementação, em 2017, do HOSP: Hospital de Ovar sem Papel, um projeto de desmaterialização de registos e processos, que já evitou o corte de 132 árvores, reduzindo, em cerca de 40 por cento, o uso de papel. Recorde-se que este projeto venceu o prestigiado prémio Saúde Sustentável, em 2019. 

O impacto do ‘HOSP’ acaba por responder à nossa responsabilidade social nesta matéria. A preservação do meio ambiente é um fator essencial para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”, acrescentou o presidente do conselho diretivo do HFZ-Ovar.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao Topo