Saúde

Hospital comemorou Dia Mundial da Fisioterapia

O Hospital Dr. Francisco Zagalo, em Ovar, associou-se, na passada semana às comemorações do Dia Mundial da Fisioterapia, que se comemora anualmente a 08 de setembro. A equipa de fisioterapeutas da unidade preparou para o efeito um conjunto de actividades que registou uma significativa adesão.

Na sala de espera do serviço de Pediatria, a fisioterapeuta Cristina Rei desenhou um circuito de jogos tradicionais, com o jogo da macaca, jogo do galo, circuito de passos em equilíbrio e saltos, que integra todas as etapas chave do desenvolvimento global da criança – controle postural e locomotor, manipulação, visão, audição, integração social, autonomia pessoal e cognição.

Na sala de espera de adultos, a fisioterapeuta Conceição Graça anunciou a comemoração do Dia Mundial da Fisioterapia, enquadrando o exercício terapêutico na evidência aplicada à dor crónica. Explicou aos utentes que “o movimento terapêutico é uma forma importante para tonificar, mobilizar e relaxar fisicamente o corpo, tendo impacto na dor crónica pelo espaçamento das crises dolorosas, bem como melhorar a aptidão para as actividades de vida diária”.
Todos utentes que participaram foram receptivos às iniciativas, tiveram a percepção de bem-estar e valorizaram – com “feedback” positivo – a experiência realizada.
O Dia Mundial da Fisioterapia foi instituído pela Confederação Mundial de Fisioterapia, que engloba mais de 250 mil profissionais em todo o mundo, sendo celebrado desde 1996, todos os anos com um tema diferente. A “Fisioterapia na Dor Crónica” foi o tema deste ano.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo