EmpresasPrimeira Vista

Prepare a carteira: Vem aí uma nova subida no preço dos combustíveis

Prepare-se para desembolsar mais uns euros para atestar o depósito do seu automóvel. Os  preços dos combustíveis vão subir na próxima semana, ficando mais caros já a partir desta segunda-feira. “A evolução das cotações em euros aponta para um aumento dos preços de três cêntimos por litro tanto na gasolina como no gasóleo”, adiantou fonte do sector ao OvarNews.

Os postos junto aos hipermercados, que ganharam muitos adeptos com a escalada dos combustíveis, também seguem as tendências de mercado. “A tendência da próxima semana será para uma subida de 0,0288 euros na gasolina e um aumento de 0,0256 euros no gasóleo”, explicou a fonte.

Os preços dos combustíveis em Portugal têm registado uma trajetória ascendente. No caso do gasóleo, segundo os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), o preço subiu 37 vezes e desceu apenas oito desde o início do ano. Quanto à gasolina, aumentou 29 vezes e recuou apenas sete desde janeiro.

Assim, desde o início do ano, a gasolina 95 subiu 27 cêntimos por litro e o gasóleo aditivado valorizou cerca de 22 cêntimos. Isto quer dizer que encher um depósito de 60 litros de gasolina custa agora mais de 16 euros do que em janeiro. Já para atestar um depósito de gasóleo são precisos mais de 13 euros do que há nove meses.

Os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) mostram que o preço médio do litro de gasolina 95 em Portugal custa atualmente 1,713 euros enquanto o do gasóleo vale 1,525 euros.

Com as subidas da próxima semana, ambos os produtos regressam a máximos de 2012, quando Portugal atravessava a crise de dívida soberana. Nesta altura, porém, o preço do barril de petróleo rondava os 127 dólares por barril, ao passo que hoje em dia, a matéria prima está a valer pouco mais 80 dólares por barril. Mas de lá para cá, o peso dos impostos nos combustíveis tem vindo a agravar-se.

O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal ocupa a sexta posição no ranking dos combustíveis mais caros. No nosso país, o preço da gasolina fica 11 cêntimos acima da média da UE e é 23 cêntimos mais caro do que em Espanha.

A diferença de preço de Portugal face a Espanha resulta da carga fiscal, já que, sem impostos, cada litro de gasolina 95 custaria 69 cêntimos, ou seja, menos do que os 72 cêntimos cobrados em Espanha.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo