
A Associação Nacional de Municípios (ANP) já está de posse do documento que vai introduzir alterações na organização da saúde.
Assim, a nova ULS dos utentes vareiros passará mesmo a ser a ULS de Aveiro, adianta o JN de hoje.
A nova reorganização da saúde está fechada pelo Ministério da Saúde e deverá entrar em vigor no dia 1 de janeiro de 2024.
Recorde-se que a ULS de Ovar tem sido a de Entre Douro e Vouga (Hospital da Feira) mas agora passará a ter o Hospital de Aveiro como referência.
Em abril, a Câmara de Ovar adiantou que o Governo se comprometeu a referenciar o município “para norte”, no âmbito da reorganização em curso na saúde.
“Acolhendo as razões apresentadas pelo município, o ministro da Saúde [Manuel Pizarro] garantiu à Câmara Municipal que, independentemente do modelo de reorganização que vier a ser definido pela direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, a referenciação hospitalar da população de Ovar se fará para norte”, anunciou a autarquia.
Na ocasião, fonte da autarquia acrescentou que, no mesmo encontro, Pizarro garantiu que, previamente à decisão final, a Câmara Municipal de Ovar seria auscultada.
Segundo a autarquia, o presidente Salvador Malheiro e os vereadores Alcides Alves e Júlia Oliveira terão ainda insistido na necessidade de as estruturas locais de saúde serem reforçadas, impondo uma condição para que a Câmara venha a aceitar a descentralização de competências que o Governo tem em curso: indicaram ao ministro que esse processo “também está dependente da satisfação da referenciação hospitalar para norte”.
O problema e que o município assinou por baixo na CIRA a decisão inicial, a população manifestou-se na rua e então aí a autarquia mudou de posição. Tudo indica que acordou tarde.