Cultura

Imaginarius regressa ao espaço público da Feira

A 20ª edição do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua está de regresso ao seu palco de sempre, o espaço público e equipamentos municipais de Santa Maria da Feira, de 9 a 12 de setembro. Nestes 4 dias de programação, 338 artistas de 7 países – Reino Unido, Portugal, Bélgica, Áustria, Polónia, França e Espanha – em representação de 18 companhias, conduzirão o seu público por mundos mitológicos ou reais durante as 118 horas de conteúdos programáticos.

Após um primeiro momento, em maio, em que o Imaginarius privilegiou o palco digital, está agora a aproximar-se o momento – de 9 a 12 de setembro – em que este festival internacional assume o seu espaço natural, as ruas e praças do território de Santa Maria da Feira, com a presença e a interação do público.

A programação soma diferentes projectos artísticos, nacionais e internacionais, com diversas visões e abordagens no contexto dos temas centrais das edições no programa – o mito e a marca. São propostas de teatro de rua e de arte no espaço público que partem do circo contemporâneo, passando pela dança, música, performance e teatro físico, para chegarem à arte digital, urbana e a projetos com enfoque no pilar da sustentabilidade.

Da programação principal faz parte o projeto Hotel Paradiso, uma proposta de circo contemporâneo e teatro físico dos ingleses LIT – Lost in Translation Circus. A Artelier? Teatro de Rua traz ao festival dois projetos distintos: O Nome da Rosa – A Burning Man Honoraria Grant, uma instalação e performance sustentável que propõe ao público uma viagem intemporal aos medos, preconceitos e mitos da sociedade; num modelo de “circulação artística consciente”, o Projeto Por Mares Nunca (de Artes) Navegados convida o público, num momento pré-festival, no início de setembro, a assistir, no Cais do Porto Carvoeiro, ao espetáculo Douro Mar Íntimo. Red Wine Cabaret, da companhia espanhola Sidral Brass Brand, vai contagiar o público com uma alegria única, através da música, teatro e circo, percorrendo algumas das ruas da cidade, nomeadamente na Urbanização dos Passionistas, Rua Comendador Sá Couto e Avenida Sá Carneiro.

Integram igualmente a programação principal, os espectáculos de circo contemporâneo Variações, pelo Instituto Nacional das Artes, e Rasto, pela Companhia Erva Daninha; Sinfonia das Hortas, pela Orquestra Criativa; e Retrato, uma curta-metragem produzido no âmbito do projecto de dança inclusiva LaB inDança.

O Imaginarius Infantil apresenta diferentes espectáculos, workshops e experiências que proporcionam, aos mais novos, outras formas de sentir a realidade e estimulam a sua criatividade. Será Sereia?, um espectáculo de música e storytelling da Baileia, em estreia absoluta; a dança As Bailias da Guerreira Rani – Uma Lenda da Índia, pelas Kajal Ratanji o espectáculo de dança e música A Eurídice e Eu, pela Companhia Terpsichore, e a Oficina de Artes Circenses, pela SALTO Internacional Circus School são as propostas para o público infantil e suas famílias.

Nesta edição, o festival Imaginarius integra na sua programação, numa dimensão de coprodução e criação artística, o Orfeo & Majnun, um projecto transnacional, intercultural, interdisciplinar e inclusivo, inspirado no mito Grego de Orfeo e Eurydice e na história de amor árabe de amor entre Layla e Majnun. Das propostas agendadas, constam Orfeo & Majnun na Floresta, instalação com marionetas para o público infantil, Zelina & Muley: Um Amor Perdido, curta-metragem para o público escolar, e para o público em geral, no auditório do Cineteatro António Lamoso, a Ópera Orfeo & Majnun, cuja interpretação estará a cargo de artistas internacionais a quem se juntarão artistas e comunidade locais numa união de diversas origens e culturas.

Todos os espectáculos têm entrada gratuita, lotação limitada e inscrição obrigatória, através do preenchimento de formulário próprio disponível, a partir de 16 de agosto, em www.imaginarius.pt. Os espetáculos que integram o Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua cumprem com as recomendações de saúde e segurança da DGS.

O programa completo está disponível em www.imaginarius.pt.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo