Empresas

Oliveira de Azeméis acolhe Semana dos Moldes

Com uma mensagem de esperança e otimismo sobre o futuro da indústria e da economia, o Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis presidiu, esta terça-feira, à abertura do Fórum “Tech-i9”, inserido na Semana dos Moldes, que decorre até ao dia 28 de novembro no município e no município da Marinha Grande.

A Semana dos Moldes é um evento dedicado ao setor de moldes e ferramentas, no qual empresas, especialistas, estudantes e profissionais da indústria se reúnem para apresentar inovações, debater tendências, promover formações técnicas e fortalecer a colaboração entre diferentes áreas do fabrico de moldes.

A Semana dos Moldes em Oliveira de Azeméis decorre no Business Center da Área de Acolhimento Empresarial de Ul/Loureiro, nos dias 25 e 26 de novembro.Assumindo que a Câmara Municipal “tudo fará para que o setor dos moldes possa prosperar e florescer”, Joaquim Jorge destacou o projeto “Fábrica do Futuro” como “absolutamente estratégico” e sublinhou que o maior “desafio” é o da “inovação”.

O autarca começou por referir que este é um território com fortes dinâmicas económicas e sociais, “mas com uma matriz marcadamente industrial, rica e diversificada e que, à semelhança do que acontece noutros concelhos, vive neste momento tempos de alguma inquietação e incerteza”, devido sobretudo ao contexto internacional marcado por conflitos e guerras que geram instabilidade.

“Nós devemos muito aos setores dos moldes e da metalomecânica, setores absolutamente estratégicos, não só a nível local e regional, mas também para a economia nacional. Aquilo a que temos assistido no nosso concelho é a uma profunda evolução deste setor de atividade”, destacou o Presidente da Câmara. “Temos de ser, cada vez menos, transformadores de matéria-prima e, cada vez mais, influenciadores das tendências de mercado. Temos de saber acrescentar valor e entrar mais cedo na cadeia de valor”, reforçou o presidente da autarquia oliveirense, sublinhando que o futuro passa pela capacidade de apresentar soluções tecnológicas inovadoras.

Qualificar, cada vez mais, a indústria local é, segundo Joaquim Jorge, “um trabalho intenso no domínio da educação, formação e capacitação dos recursos humanos”.O autarca concluiu afirmando que “tudo faremos para que este setor estratégico para a economia regional e nacional possa prosperar e florescer”. Oliveira de Azeméis acolhe ainda, a conferência “Talentum Days” no dia 26 de novembro.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo