Opinião

Insónias de uma madrugada de Ouro – Lobo Mau

Fui um dos Portugueses de Bem a acompanhar a final da prova Olímpica do triplo salto, do não menos Português, Pedro Pichardo. Impelido, claro, pela controvérsia criada pelo outrora grande Nelson Évora, mas
que agora se revela um verdadeiro Português no sentido de ter adquirido com grande facilidade a mais comum maleita nacional, que como todos sabem é a dor de cotovelo. Qual Covid19, qual quê!

Aliás, se se fizesse um estudo sobre este flagelo Luso, arriscaria que aí 90% da população nacional é acometida do mesmo, pelo menos umas quatro vezes ao dia. Tudo isto baseado na observação empírica das redes sociais nacionais, onde o desporto Rei é o destilar de veneno nos comportamentos alheios.

Bem, lá me sentei em frente da televisão, petisquei umas séries da Netfilix (a minha principal ocupação desde finais de março de 2020) e esperei pelas 3 da matina. O rapaz entrou, saltou e pulverizou a concorrência – apesar de o outro, o da dor de cotovelo, estar na bancada a apoiar um tal de Zango, que se quedou pela medalha de bronze para o Burkina Faso! Cuidado caro Nelson. que ainda naturalizamos também este – só podia ser lagarto! Desculpe-me o caro leitor, mas descaiu-se-me a prosa para outra das doenças portuguesas: a
cegueira clubística, mas essa fica para outras insónias.

Depois dos festejos pela conquista da medalha de ouro, lá me vi sem sono e assolado por ideias. Como se preparam atletas de alta competição? O que fazer para que a canalhada, em fez de andar para aí a enfartar BigMac´s e Coca-Colas, se dedique a um desporto? Que apoios existem em Portugal para o desporto?
Claro que passei o resto da noite em buscas no Google, pelo que vos poupo o esforço:
Atletas em Portugal, só os escolhidos e financiados por um Clube (até no futebol!). Alternativa: pais com possibilidades financeiras e muito tempo livre para os levar aos treinos. Só para terem uma ideia um dos atletas mais medalhados de sempre, Michael Phelps, mal começou a dar nas vistas na natação, construíram-lhe uma piscina olímpica à porta de casa para treinar!

Apoio Local? Em muitas Autarquias, tal como na nossa, existe o Apoio ao Associativismo, que não é mais do que o saco do Pai Natal onde todas as associações locais (desportivas, mas também culturais e recreativas), têm direito a um pequeno presente monetário. Chega para formar atletas? Não!

Fica a dita, agora que se aproximam as eleições Autárquicas: que tal exigirmos do nosso poder local, investimento direto na formação desportiva dos jovens ovarenses, com treinadores qualificados, e infraestruturas dignas desse nome?
Será possível ou já era eu a sonhar….

O Lobo Mau

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo