EmpresasPrimeira Vista

Investigador ovarense prevê soluções sustentáveis e inteligentes para limpeza de moldes industriais

 

O projeto em copromoção CleanMouldPLUS – “Revestimentos com baixa interação ao laser para a respetiva limpeza com monitorização preditiva: Clean 4.0” está a ser desenvolvido por um consórcio constituído com a Universidade de Aveiro (UA), o Instituto Pedro Nunes (IPN) e a empresa Microplásticos, que assume a liderança do projeto.

O investigador vareiro, Jorge Monteiro, do Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação (i3N-FSCOSD), do Departamento de Física da Universidade de Aveiro (UA), está envolvido no projeto cujo objetivo principal consiste no desenvolvimento de soluções tecnológicas sustentáveis, eficientes e alinhadas com os princípios da Indústria 4.0, aplicáveis ao setor da manutenção de moldes industriais.

O CleanMouldPLUS constitui uma evolução do anterior projeto CleanMould e e está em fase intermédia de execução, já com avanços relevantes. O consórcio tem vindo a trabalhar na criação de uma solução tecnológica baseada na integração de revestimentos inovadores com baixa interação ao laser, tecnologia de limpeza por laser e sistemas de monitorização preditiva, promovendo processos de manutenção mais eficazes, céleres e seguros, com impactos ambientais e económicos significativamente reduzidos.

Estima-se que a aplicação da tecnologia proposta possa representar um ganho produtivo de 162 horas por molde/ano, o que se poderá traduzir, em contexto industrial, num acréscimo anual de faturação superior a 300 mil euros.

Na UA, a equipa é coordenada por Florinda Costa e Nuno Ferreira, respetivamente, professora e investigador do Departamento de Física e da unidade de investigação Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação (I3N-FSCOSD), e contou, na fase de estruturação da candidatura, com o apoio da UACOOPERA, estrutura responsável pela interface da UA com o exterior, tendo como objetivo apoiar a academia nas diversas atividades de cooperação com a Sociedade.

A iniciativa é apoiada pelo Compete 2030, no âmbito do Sistema de Incentivos à Competitividade Empresarial – Investigação e Desenvolvimento Empresarial, tendo sido aprovada a candidatura submetida à primeira fase do Aviso MPr-2023-07, na sequência de um pedido de auxílio.

Com um investimento elegível de 1 325 655,52 €, o projeto foi contemplado com um incentivo FEDER no montante de 952 280,71 €.

O projeto CleanMouldPLUS reafirma o compromisso da UA com a investigação aplicada e a inovação tecnológica, promovendo a criação de soluções sustentáveis e inteligentes em estreita colaboração com o setor empresarial e contribuindo para a valorização e transferência do conhecimento científico para a sociedade e para a economia.

O investigador ovarense Jorge Monteiro, do Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação (i3N-FSCOSD), do Departamento de Física da Universidade de Aveiro (UA), está igualmente envolvido no projeto que visa desenvolver revestimentos funcionais e decorativos para porcelanas, melhorando a sua resistência mecânica e agregando novas funcionalidades.

Investigador vareiro inova no desenvolvimento de revestimentos para porcelanas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Botão Voltar ao Topo