Joana Catalão assume direção do eSPab – Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública

A vareira Joana Catalão assumiu recentemente a Direção de Processos e Serviços de Suporte de Compras Públicas do eSPab (Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I. P).
Por aqui passam os procedimentos e o apoio para a aquisição de bens e serviços pela Administração Pública, incluindo plataformas eletrónicas, acordos quadro, e suporte a entidades compradoras. Estes serviços visam desmaterializar e automatizar processos, como a submissão de pedidos de exceção, e oferecem suporte gratuito a utilizadores através de plataformas digitais.
A dirigente transita da Direção de Serviços de Mobilidade, Sustentabilidade e Aquisições da Secretaria Geral da Presidência do Conselho de Ministros.
Joana Catalão nasceu em Ovar, a 12 de novembro de 1983, é licenciada em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e frequenta o mestrado em Economia e Políticas Públicas, no ISCTE.
A 1 de setembro de 2018 assumiu a Direção de Serviços de Mobilidade, Sustentabilidade e Aquisições, da Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros. Anteriormente, “como técnica superior, trabalhei na Direção de Serviços de Património e Aquisições, da Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros, na Direção de Serviços de Património e Aquisições, da Autoridade Nacional de Proteção Civil e no Gabinete de Contratação e Gestão de Contratos, do Instituto dos Registos e do Notariado, I. P.”, explica em nota biográfica.
“Fiz o meu estágio profissional no escritório de advogados Rui Pena, Arnaut e Associados e Garrigues Portugal – Sociedade de Advogados e, após a sua conclusão, ingressei no programa de estágios da Administração Central – PEPAC, onde trabalhei no Núcleo de Assuntos Jurídicos e Contencioso do Instituto da Segurança Social, I. P.”, acrescenta.
Como formação relevante, frequentou o Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública (CEAGP), nos anos de 2013/2014 e o Curso de Formação em Gestão Pública (FORGEP), em 2020.