CulturaPrimeira Vista

João José Silveira, médico da vila de Ovar inspirou Júlio Dinis

Passaram mais de 180 anos desde que nasceu Júlio Dinis, pseudónimo de Joaquim Guilherme Gomes Coelho, coincidindo o mesmo dia com os 150 anos da publicação da obra “As Pupilas do Senhor Reitor”.

A imagem que utilizamos para ilustrar uma nova rubrica que hoje inauguramos, no OvarNews, tem por base uma aguarela de Alfredo Roque Gameiro em que o artista retrata João Semana.

É preciso dizer-se que o aguarelista nem sequer foi contemporâneo de Júlio Dinis, mas de qualquer modo, a forma como Júlio Dinis descrevia as figuras das suas personagens, permitiu a Roque Gameiro transpô-las para a tela, em aguarela, com um pormenor e uma beleza excepcionais.

Aliás, aquela que é talvez ainda hoje a figura mais conhecida da obra de Júlio Dinis, é a do nosso João Semana e a imagem que dele todos temos parte de uma das aguarelas que é esta da autoria de Roque Gameiro.

O mais interessante de verificar é que Júlio Dinis inspirou-se no Dr. João José Silveira para a sua figura do médico de província João Semana e Roque Gameiro, “desconhecendo-lhe a fotografia, pintou-o pela descrição de Júlio Dinis e retratou de forma muito fiel a figura que os vareiros conhecem”, explicou António França, num dos encontros dinisianos que vem dinamizando em Ovar.

João Semana é um nome literário que tem inspirado o imaginário nacional. Deu origem a um filme em 1935, com Maria Matos e António silva, os maiores actores da época, dirigido por Leitão de Barros, e foi encarnado por Nicolau Breyner, em mais uma série da RTP com o seu nome.

O personagem de “As Pupilas do Senhor Reitor” assenta, no essencial, na pessoa do Dr. João José da Silveira, médico vareiro, amigo dos pobres, que nasceu na casa das Luzes, em Ovar, em 21 de Fevereiro de 1812, e que veio a falecer em 29 de Novembro de 1896 na sua casa do Largo de S. Pedro (hoje Largo dos Combatentes), onde tinha o seu consultório.

Júlio Dinis, ao descrever, naquela obra, a figura de João Semana, não precisou de criar, de inventar. Pode dizer-se que se limitou a retratar aquele modelo de médico bondoso. É muito interessante de verificar que a aguarela de Roque Gameiro, a partir da escrita de Júlio Dinis, é em tudo idêntica à figura do médico vareiro e das imagens que dele se conhecem e que Roque Gameiro desconhecia.

Os personagens da popular obra “As Pupilas do Senhor Reitor”, escrita em Ovar, por Júlio Dinis, tiveram grande divulgação no nosso país, primeiro na obra literária, mas também noutras formas de arte.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo