Política

Demissões no BE em colisão com a estrutura distrital

Partido fica sem sede a partir do final deste mês

Ismael Varanda, Conceição Soares e Liliana Resende demitiram-se da Comissão Coordenadora Concelhia de Ovar (CCCO) do Bloco de Esquerda (BE) por falta de confiança política por parte da estrutura distrital.

Na carta de demissão a que o OvarNews teve acesso, os elementos demissionários declaram estar “há algum tempo em evidente fragilidade politica” no CCCO que fica agora reduzida a apenas dois elementos na sua composição inicial e deverá avançar para eleições internas.

A estrutura distrital do BE não concorda com a decisão local de viabilizar o executivo liderado pelo socialista Bruno Oliveira, vencedor das autárquicas na UFO mas sem maioria para governar.

Apesar de convidada, Conceição Soares, eleita na UFO, “rejeitou politicamente um lugar no executivo da Junta de Freguesia (com PS sem maioria, mesmo continuando a recorrer ao eleito do CDS, tal como já tinha sucedido com o PCP no mandato anterior)”, revela a carta.

No entanto, “na linha politica e da prática parlamentar do partido durante as legislaturas que mereceram a viabilização dos orçamentos do estado”, para não deixar cair o executivo socialista, o BE negociou então várias propostas, aceites de imediato por Bruno Oliveira, “sabendo que a “politicamente correcta” abstenção não seria suficiente para viabilizar documentos de gestão como o  orçamento”.

Ismael Varanda, Conceição Soares e Liliana Resende consideram ser “persecutório” o argumento da distrital de que o BE está a “viabilizar um governo da Junta PS com a direita (CDS)”.

Para agravar o cenário, a CCCO foi confrontada com o encerramento da sede do BE em Ovar, “à margem de qualquer debate prévio entre os aderentes (…) que consideram inaceitáveis os critérios apontados pela distrital para Ovar ficar sem sede”. Situação que desagradou aos militantes que vêem manter-se aberta apenas a sede da Feira, onde o partido perdeu muitos dos seus eleitos autárquicos.

Contactada, a estrutura distrital do BE informou que não comenta assuntos internos do partido.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo