CulturaSlider

Luís de Matos expõe “Roma – Atmosphaera et Poetica”

“Roma 2021” é o tema da exposição de desenho e pintura do escultor Luís de Matos que está patente no espaço Artes do Politécnico de Lisboa, desde a passada quarta-feira.

O autor, natural de Arada, no concelho de Ovar, vive e trabalha há vários anos na freguesia de A-dos-Francos, em Caldas da Rainha, vai pode ser visitada até 6 de Março.

Sāo 24 painéis, fruto da recolha de vivências do autor “em mais de 50 anos e passadas a desenho ao longo dos tempos”. Em 2015 executou um grande painel de pintura (um óleo sobre lona com quatro por 2,35 metros) sobre a cidade de Roma e que foi apresentado na capital italiana, na galeria do Instituto Português de Santo António.

Segundo o artista, o êxito da apresentação daquela obra foi de tal ordem que a quis apresentar em Portugal e juntar-lhe mais painéis dedicados àquela cidade italiana. Ao todo, foram criados mais 23 paineís (acrilico sobre lona com 1,5 por 1 metro) que foram pintados no seu atelier de trabalho, situado em Vila Verde de Matos (Casal do Sobreiro, em A-dos-Francos).Trata-se de uma exposiçāo itinerante que vai passar por diversas cidades portuguesas fundadas ou desenvolvidas durante o Impėrio Romano, como Lisboa, Coimbra, Porto, Braga, Chaves, Viseu, Évora, Beja e em mais duas cidades espanholas da Andaluzia. .

“Roma – Atmosphaera Et Poetica” conhecerá o seu epílogo em Roma, no próximo mês de Maio de 2021, com apresentaçāo marcada para 21 de Abril de 2021, dia de aniversário da fundaçāo da cidade de Roma.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta