Maior congresso veterinário da Península Ibérica regressa ao Europarque

Congresso Internacional Veterinário Montenegro regressa a Santa Maria da Feira para a maior edição de sempre
• O Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, e o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa, têm presença confirmada na XXI edição do Congresso Internacional Veterinário Montenegro
• Nos dias 10 e 11 de outubro, o Europarque recebe mais de 4.000 participantes, mais de 100 oradores e 80 expositores
O Without Secrets 2025 — XXI Congresso Internacional Veterinário Montenegro (CIVM) volta a reunir, em Santa Maria da Feira, médicos veterinários, enfermeiros veterinários, investigadores e estudantes, entre outros, para dois dias de palestras de elevado valor científico na área da medicina veterinária.
Este ano, o programa traz também especial destaque à saúde mental dos profissionais do setor veterinário, com várias sessões dedicadas ao bem-estar emocional, à gestão do stress e ao equilíbrio entre vida profissional e pessoal — um tema que ganha crescente relevância num setor marcado por elevados níveis de exigência e responsabilidade.
Entre os mais de 100 oradores convidados destaca-se Guilhermo Couto, referência mundial em oncologia e hematologia veterinária, que realizará intervenções no âmbito do acompanhamento clínico de pacientes oncológicos e a integração de informação clínica no diagnóstico.
Esta edição conta também com a participação do Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, na sessão de abertura (dia 10, sexta-feira, às 10h), e do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa, que estará na sessão de apresentação do Livro dos 20 anos do Congresso (dia 11, sábado, às 17h30). Presenças que reforçam a relevância do setor veterinário no desenvolvimento sustentável e na proteção da saúde animal.
Promovido pelo Hospital Referência Veterinária Montenegro, este é o maior evento científico da Península Ibérica na área da medicina veterinária. Inclui ainda uma feira com 80 expositores, apoiada por mais de 90 patrocinadores que representam algumas das maiores empresas mundiais do setor da saúde e nutrição animal.
“Orgulhamo-nos de chegar à XXI edição do CIVM com o maior número de participantes de sempre — um sinal claro da relevância que alcançou e do bom trabalho da equipa do HVM ao longo de vinte anos. Continuamos a crescer, de forma sustentada, com sentido de missão, focados em concentrar neste evento cada vez mais conhecimento e inovação. Queremos, desse modo — e como é nosso mote desde o início, contribuir para o desenvolvimento profissional, científico e social de todos os participantes, bem como para o avanço da medicina veterinária.
Sem segredos”, enfatizou Luís Montenegro, Diretor Clínico do Hospital Referência Veterinária Montenegro e um dos fundadores do Congresso.
De visita ao XXI CIVM estará também o bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, Pedro Fabrica. O certame integra ainda a apresentação de pósteres científicos, atividades sociais — como o tradicional jantar oficial do congresso — e a habitual entrega do Prémio Científico Professor Miguel Faria, que reconhece o trabalho científico de jovens veterinários.
O programa completo do evento está disponível para consulta em www.congressohvm.com.