Marcos Muge inaugura painel de azulejo na estação de Aveiro
Um painel de azulejo, de homenagem ao deputado oitocentista aveirense, José Estêvão, de autoria do artista ovarense Marcos Muge, é hoje descerrada na estação ferroviária de Aveiro.
Segundo o ceramista ovarense, a peça a inaugurar foi concebida no ano 2000, altura em que arrancou a construção da nova estação da CP de Aveiro.
A oportunidade de a trazer em permanência para a cidade de Aveiro surgiu, segundo Marcos Muge, depois de um contacto com a empresa Infra-Estruturas de Portugal (IP).
De certa forma, comenta o autor, em declarações ao Diário de Aveiro, “está a fazer-se justiça a José Estêvão e à sua visão, pois, como se sabe, a linha do Norte esteve para ligar Coimbra a Viseu e daqui seguiria para o Porto, mas ele conseguiu alterar o rumo da história, fazendo a linha passar por Aveiro”. Marcos Muge atenta para o facto de “todo o progresso da cidade e de todo este litoral se ficar a dever a ele”.
A obra esteve exposta nas comemorações dos 100 anos da Estação de S. Bento e dos 160 anos dos caminhos-de-ferro em Portugal, eventos que decorreram na cidade do Porto (na imagem).