CulturaPrimeira Vista

Mário Herrero Valeiro vence Prémio Literário Glória de Sant´Anna

O escritor galego, Mário Herrero Valeiro, é o vencedor do Prémio Literário Glória de Sant´Anna 2015, com a obra “Da Vida Conclusa”, anunciou hoje a organização do galardão.

“Um autor nascido na Galiza, como Mário Herrero Valeiro, que escreve em português, não deixa de ser um acto de reconhecimento da língua comum que nos assistiu e assiste a galegos e portugueses historicamente”, disse o escritor Xosé Lois García, um dos membros do júri do prémio.

De acordo com García, “este autor vem a reconhecer e ampliar o bloco linguístico lusófono que, desde a Galiza, está a ser assumido por diversos escritores galegos”. “(…) é um poemário vital no que concorrem vários registos criativos que expõem uma nova ordem, tanto na forma, como na linguagem poética”, declarou García, sobre a obra de Herrero Valeiro.

Por seu lado, outro membro do júri, Jacinto Guimarães, referiu que “na beleza das palavras se alicerça a força de uma poesia ancorada entre o amor e a morte, mesmo viajando por caminhos de exaltação, umas vezes, e de frustração, outras. Com palavras tecidas com sentido, revela os passos em volta de uma vida entre o real e o poético. […]

O escritor/poeta Mário Herrero Valeiro tem as seguintes obras publicadas: “No limiar do silêncio. Poemas da Estrangeirice”, “Cartografia da Atrocidade”, “Guerra de grafias, Conflito de Elites”, e ainda o livro “Outra Vida”.

Mário Herrero Valeiro é um poeta galego nascido na Corunha, em 1968, licenciado em Filologia Hispânica pela Universidade de Santiago de Compostela, tendo ainda um doutoramento na mesma área pela Universidade da Corunha.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo