Empresas

Mesmo na pandemia, brasileiros buscam oportunidades em Portugal

Portugal continua a ser um país atractivo para os brasileiros que decidem tentar a vida longe da terra de origem. Além do factor mais evidente, que é a língua, há também a maior estabilidade política, a segurança e o amplo do leque de oportunidades pessoais e profissionais.

O ano de 2019 foi recordista no número de brasileiros com residência em Portuigal: mais de 150 mil, o que representou um crescimento de 43% em relação à 2018, quando 105 mil brasileiros viviam em Portugal legalmente. Em 2020, mesmo com a pandemia, o cenário não mudou tanto como se poderia prever. Portugal mostrou-se um país mais seguro, tanto na questão sanitária, como no factor econômico. Além disso, a desvalorização da moeda brasileira em comparação ao Euro tornou-se em mais um incentivo para o movimento de migração.

O portal brasileiro Reviewbox fez um levantamento analisando o número de buscas na Internet feitas por pessoas interessadas em mudar de país. Logo no início da pandemia, em março, o número de pesquisas por termos como “morar em Portugal” apresentou uma queda abrupta, já que a Covid-19 ainda estava a chegar ao Brasil, mas já preocupava toda a Europa. Mas, no início de maio, menos de dois meses depois, com a inversão da situação, a quantidade de buscas bateu o recorde anual, com um crescimento de 990%.

Essa alta no interesse dos brasileiros por residir em Portugal aconteceu enquanto as regras para imigração sofriam alterações por conta do coronavírus, com diversas limitações impostas à entrada de estrangeiros. Por isso, o levantamento é um indicador que o crescimento da imigração brasileira tende a continuar nos próximos anos – muito por conta da crise que o Brasil enfrenta actualmente, mostrando um planejamento para longo prazo.

A cidade vareira tem, inclusivamente, atraído os olhares dos brasileiros que buscam uma nova vida. Várias publicações exaltam as qualidades de viver em cidades mais pequenas de Portugal, e um grupo virtual formado por brasileiros que vivem ou desejam viver por aqui já conta com mais de 500 membros. Em 2018, o Rio de Janeiro chegou a manifestar interesse em se tornar uma cidade irmã de Ovar, devido à grande quantidade de cariocas morando no nosso município.

Além de aumentar o número de brasileiros que pretendem viver em Portugal, a pandemia também elevou uma triste estatística directamente relacionada aos imigrantes: a xenofobia contra os brasileiros cresceu. Entre janeiro e outubro deste ano, foram 102 queixas do género, várias delas relacionadas ao coronavírus. As denúncias feitas por brasileiros na Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) aumentaram mais de 300% entre 2017 e 2019.

Convém lembrar que o movimento contrário também ocorreu nos últimos anos. Em 2019, mais de 218 mil portugueses moravam no Brasil. Um grande crescimento no número de emigrantes que foram para a América Latina aconteceu no início da década, entre 2010 e 2011.

Foto: https://unsplash.com/photos/0mfj0jJt0dY

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo