Política

Mulheres Socialistas promovem debate sobre saúde feminina

O mês de outubro tem vindo a ser caracterizado pela realização de várias iniciativas, a nível mundial, relacionadas com a necessidade de consciencialização das questões que se prendem com a saúde da mulher.

A menopausa corresponde a um processo biológico natural da vida da mulher, cujos efeitos e repercussões variam de pessoa para pessoa.

No mundo ocidental, a idade média em que as mulheres atingem a menopausa é de 51,4 anos, podendo ocorrer entre os 40 e os 58 anos.

Alguns casos acontecem muito precocemente, perto dos 30, e outros são mais tardios, por volta dos 60 anos. Estima-se que a idade média em que ocorre a menopausa espontânea na população portuguesa ronde os 48 anos.

Sob o mote “Descomplicar a Menopausa”, a estrutura das Mulheres Socialistas de Ovar convida a comunidade a estar presente na sessão de apresentação do livro, sob o mesmo nome, da autoria de Cristina Mesquita Oliveira, escritora e fundadora da VIDAS – Associação Portuguesa de Menopausa, no próximo dia 4 de outubro, pelas 21h30, no auditório da Casa do Povo em Ovar (sito no Largo dos Bombeiros, 87).

Nesta iniciativa, haverá lugar a debate e ao esclarecimento de dúvidas relativamente a esta temática.

Este evento é com entrada gratuita, mediante lotação da sala, e está aberto a todos, mulheres e homens da sociedade civil.

A este propósito, Ana Marta Matos, Coordenadora das Mulheres Socialistas de Ovar, alerta para “o estigma social que se vive em torno de assuntos relacionados com a saúde feminina, nomeadamente, relativamente à menopausa”.

A importância deste tema é inquestionável, e é por isso que a 18 de outubro se assinala nos quatro cantos do planeta o Dia Mundial da Menopausa, uma data no calendário da saúde pública que tem como objetivo alertar e informar as mulheres sobre as mudanças naturais que acontecem com o seu corpo, e incentivá-las a procurar ajuda para viver com mais tranquilidade e qualidade de vida esta nova fase das suas vidas.”

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo