Publicidade
CulturaPrimeira Vista

Morreu Miguel Muge, fundador do Grupo AxuBem

Os AxuBem nasceram em 1985, em Ovar, participaram no concurso do Rock Rendez-Vous, em Lisboa, classificam-se nos 3 melhores com críticas muito positivas dos jornalistas da capital e a partir daí fizeram sucesso num país muito diferente do de hoje, levando o nome de Ovar muito longe.

Os AxuBem são fruto do inconformismo de Miguel Muge, Tó Ribeiro e Alberto Costa, músicos experimentados com urgência de fazer e compor música própria, cansados de tocar versões em conjuntos de baile.

Em finais de 1986, depois de um ano fechados a ensaiar e a criar música original, saem para a rua para grandes concertos por todo o país e diversas aparições na TV. Em 1988 gravam o seu único disco com uma capa de David Lisboa (já falecido), de Ovar.

publicidade

Mário Jorge Ramada também viria a integrar o grupo, que começou por contar com Fabíola Costa e mais tarde Sandra Silva na voz. Mais tarde saiu o Mário Jorge Ramada e entrou o Gil Alçada e foram também convidados para a banda o Hélder Santos, vocalista principal e o Manuel Apolinário, flauta transversal.

 

Nascido no seio de uma família ligada à música, Miguel Muge vivia Ovar e respirava música, tinha orgulho na carreira dos seus AxuBem, orgulhoso de ter sido dos primeiros a quebrar barreiras numa banda de província. Provou que o talento pode fazer milagres. Depois do fim do grupo, passou ainda por diversos outros grupos da região.

Ainda recentemente, os AxuBem foram convidados para participar no Festival do Pão de Ló de Ovar, mas a luta contra a doença impediu o Miguel de participar e a reunião de todos os elementos gorou-se para sempre.

Miguel Muge faleceu hoje, aos 60 anos de idade. O seu funeral realiza-se amanhã, às 15 horas, da Capela do Furadouro para o cemitério de Espinho.

O OvarNews envia sinceras condolências a toda a família do Miguel.

Publicidade
Botão Voltar ao Topo