Publicidade
Local

Município e Junta de Cortegaça apoiam ‘World Rover Moot 2025’

 

O Corpo Nacional de Escutas (CNE), escutismo católico português, a Federação Escutista de Portugal (FEP) assinaram um Protocolo de Colaboração com o Município de Ovar e a Freguesia de Cortegaça para o desenvolvimento de infraestrutura e atividades do ‘World Rover Moot’ 2025.

“Visa em especial o que respeita à instalação do Campo Base no Centro Escutista do Buçaquinho, na freguesia de Cortegaça, concelho de Ovar, e ao desenvolvimento de atividades, nomeadamente, de natureza cultural, desportiva, ambiental, social e de ar livre/recreativas no concelho de Ovar, entre os dias 30 de julho e 3 de agosto”, explica o CNE.

O 16.º World Scout Moot, um encontro mundial de escuteiros, vai realizar-se entre 25 de julho e 3 de agosto de 2025, com o mote ‘Engage’ (“Envolve-te”).

publicidade

A Câmara Municipal de Ovar e a Junta de Freguesia de Cortegaça vão “apoiar ou comparticipar” as atividades do Moot 2025, “de interesse para o município ou a freguesia”, mediante o reconhecimento do seu interesse público, e disponibilizar, na fase de preparação deste encontro mundial “apoio técnico, material e logístico”, incluindo na realização de reuniões de responsáveis e Chefes de Contingente, nas deslocações ao Centro Escutista do Buçaquinho, a partir deste mês de junho de 2024, e “na própria construção do Campo Base” do encontro mundial.

O protocolo de colaboração, que “viabilizará o desenvolvimento de infraestrutura e atividades”, foi assinado, no encontro preparatório do 16.º World Rover Moot, no dia 21 de junho, no Parque Ambiental do Buçaquinho, pela FEP, o CNE, representado pelo chefe nacional Ivo Faria, a Região Escutista do Porto do CNE, o presidente da Junta de Freguesia de Cortegaça, Sérgio Vicente, e o presidente do Município de Ovar, Domingos Silva, com a presença de representação da WOSM.

O CNE destaca que o World Scout Moot 2025 é acolhido, “com grande entusiasmo”, pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pelo Governo português e pelas autarquias locais, e vai deixar “marcas e pistas para o futuro nas comunidades por onde os jovens passarão”, em especial Cortegaça.

A Federação Escutista de Portugal (FEP) – constituída pelo Corpo Nacional de Escutas (CNE) e a  Associação dos Escoteiros de Portugal – foi eleita para organizar o World Scout MOOT 2025, “a maior atividade escutista de jovens adultos a nível mundial”, no dia 28 de agosto de 2021.

O World Scout MOOT 2025 é promovido pela Organização Mundial do Movimento Escutista (OMME), Portugal foi eleito para ser o país organizador, depois de ter apresentado a sua candidatura, na 42.ª Conferência Mundial do Escotismo, realizada de 25 a 29 de agosto de 2021.

O Corpo Nacional de Escutas informa ainda que, na semana seguinte ao Moot 2025, a Região Escutista do Porto vai realizar o seu acampamento regional, o 28.º ACAREG, que celebra o centenário desta região, no Centro do Buçaquinho, em Cortegaça, e “beneficiar das infraestruturas, equipamentos e sinergias” criadas no âmbito do 16.º World Scout Moot.

 

 

Publicidade
Botão Voltar ao Topo