CulturaPrimeira Vista
Em Destaque

Multidão assistiu à Benção do Mar na praia de Cortegaça

O “Mapa do Reino” de 1870 localiza na chamada “Praia Velha”, de Cortegaça, os palheiros de Cortegaça e de Maceda, sendo que aqui trabalhavam duas campanhas de arrasto.




Para atender à devoção desta população dedicada à pesca, foi primitivamente erguida uma capela sob a invocação de Nossa Senhora da Nazaré.

Aqui se realizava procissão, missa de festa e sermão anuais. Gravada num cálice que chegou aos nossos dias, a inscrição “Nossa Senhora de Nazaré de Cortegaça, 1877” testemunha que o templo estaria aberto nesta época.

Portanto, as Festas em Honra de Nossa Senhora da Nazaré acontecem há mais de 140 anos, acontecimento singular no concelho de Ovar.

Um fim de semana recheado de tradições e costumes nesta que é considrrada a maior romaria da região e uma das mais concorridas do centro/norte de Portugal.

Este domingo, voltaram a percorrer as ruas da vila mais de duas dezenas de andores, primeiro de manhã e depois durante a tarde culminando com a Benção do Mar.

Vinte e sete andores e dezenas de figurantes integraram a imponente procissão que percorreu Cortegaça desde o lugar do Souto até à capelinha da Padroeira e daqui até à praia.

Ao Benção ao Mar pelo Bispo Auxiliar do Porto, D. Roberto Rosmaninho Mariz, reflectiu sobre a vida dura dos pescadores e das gentes do mar numa prece que nunca lhes negue o sustento.

Botão Voltar ao Topo