Cultura

Nove dicas para aprender uma língua

Aprender uma língua é muito importante, irá beneficiar-te não só a nível pessoal e profissional, mas cognitivamente, uma vez que vais manter o teu cérebro ativo continuamente. Neste artigo, damos-te algumas dicas para te aproximar naturalmente a uma outra língua, que podes aprender alguma facilmente e a partir de qualquer lugar.
1. Mantém um dicionário dessa língua
Apesar de parecer fastidioso e desactualizado, actualmente procuramos informações na Internet a um único clique, mas como não é uma pesquisa prolongada e frequente, a informação não é facilmente armazenada na nossa memória; ao pesquisar o dicionário, o processo de codificação de informação no cérebro é ativado e passado para a memória de longo prazo. Ali, a informação é mantida por mais tempo para que podas começar a usá-la em conversas e reconhecê-la mais facilmente. Ganha dinheiro no teu site de apostas de confiança https://20bet.com/pt.
Se sentes que é difícil carregar sempre o dicionário, usa a Internet certificando-te de aplicar a palavra que procuraste em frases para poder lembrá-la.
2. Expande o teu vocabulário

Com o dicionário vais aumentar o teu léxico na língua que queres aprender. Se tu és um principiante coloca um nome (de preferência escrito) para aquilo que está sempre à sua volta (móvel, cama, mesa, vidro, toalha, computadores, lençóis, auscultadores, livro, etc.), desta forma o teu contexto assumirá um significado

próprio com as novas palavras.
3. Interioriza em vez de traduzir
Embora o tradutor seja uma ferramenta muito útil, não nos permite interiorizar o vocabulário ou as expressões da língua que queremos estudar. Quando se aprende uma nova palavra, não há problema em traduzi-la pela primeira vez para ter o contexto, mas usa-a frequentemente e usa-a em contexto para evitar traduzir cada vez mais.
Procura a definição nessa língua para que podas entendê-la melhor. Tenta pensar nessa língua e não traduzi-la sempre à tua língua materna. Verás como o pensamento se torna mais rápido ao falare e te expressar.
4. Aproveita a música
Escolhe algumas músicas no idioma que desejas aprender, encontra a letra e tenta cantá-la; isso te ajudará na pronúncia e compreensão.
5. Treina o teu ouvido
Com a música começamos a treinar o ouvido, além disso, se tu gostas de filmes, séries, programas, romances, e outros, poderás aproveitar esses recursos e selecionar o áudio na linguagem do teu interesse; Além disso, podes colocar legendas para conhecer expressões da cultura ou aprender novas palavras.

Mais adiante, escolhe legendas na mesma língua para melhorar a

compreensão de conversas e situações.
6. Aprende orações comuns
Aprende as orações básicas da comunicação, tais como as saudações, apresentações, perguntas frequentes (como a pessoa é, o tempo, quanto custa, etc.), a expressão das necessidades biológicas, pedir um favor, entre outras. Isto te ajudará a te comunicar com outras pessoas e poder te defender no contexto em que te encontres.
7. Fala
Normalmente, temos vergonha de cometer erros quando falamos noutra língua, no entanto, é a melhor forma de praticá-la. Encontra pessoas que falem a língua que estais a aprender e fala com elas. Também lhes podes escrever. Se fores corrigido, toma isso como uma aprendizagem, já que de erros se aprende e há uma alta probabilidade de não voltar a cometer o mesmo erro.
8. Baixa apps
Há muitas Apps, pagas e gratuitas, para aprender línguas. Fazem a aprendizagem interativa, apelativa e na ponta dos teus dedos. É confortável uma vez que podes praticar a partir de qualquer lugar e a qualquer hora que tu quiseres.
9. Conhece a cultura dos países que falam a língua
Procura sobre as suas piadas, ditados, música, festas, datas especiais, nomes comuns, comida típica, moda, universidades e lugares emblemáticos. Desta forma poderás começar a reconhecer a sua comunicação e aquilo que os representa.
As dicas apresentadas podem ser aplicadas no teu dia-a-dia, no entanto, recomenda-se que ao mesmo tempo faças um curso especializado em aprender a língua para que possas dominá-la completamente.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao Topo