OpiniãoPrimeira Vista

O Serviço Público da Coroação de Carlos III – Por Tiago Matos Vital

O exercício de observação sobre os britânicos que se opõem à coroação pode ser uma análise fascinante da complexa interação entre política, economia e cultura. A coroação do monarca britânico é um evento de longa tradição, que tem sido realizado desde o século IX, e que tem um significado especial para o povo.

No entanto, nos tempos atuais, muitos súbditos questionam se a coroação ainda é relevante e se o gasto de dinheiro público é válido.

Em tempos de crise económica, os gastos governamentais motivam uma preocupação legitima: é compreensível que muitos vejam o evento como um desperdício das finanças públicas; no entanto, é interessante observar que muitos dos que condenam a coroação contribuem para o sucesso do evento, ao sair às ruas em manifestação, aumentando os consumos nos transportes, alimentação, bebidas, e outros bens e serviços que contribuem para um pico económico.

Esta aparente contradição sugere que a relação entre o evento e a economia é mais complexa do que simplesmente um gasto de dinheiro público, e que no fim da linha serve em pleno os desígnios e propósitos pelos quais é criado; e quando analisado com mais detalhe, sugere ai da uma profunda inteligência de movimentação de massas que contempla todas as variantes, incluindo as que se opõem ao acontecimento.

Embora distante à vista desarmada, a coroação tem um grande impacto na economia do Reino Unido: estima-se que, para cada libra gasta no evento, haverá um retorno de 12,50 libras na economia britânica. Isso significa que, com um investimento de 100 milhões de libras, se espera que sejam injetados 1250 milhões de libras na economia como resultado direto do evento (números disponibilizados pela Reuters); devemos por isso concluir que se trata de uma oportunidade para impulsionar a economia local, criando empregos em setores como turismo, hospitalidade e retalho, além do obvio aumento da visibilidade da Grã-Bretanha, com todos os resultados adicionais que daí podem vir.

É importante sublinhar a consciência do valor económico da coroação e elogiar a visão cristalina e o impulsionamento do setor.

A coroação é muito mais do que um evento cerimonial, a sua importância económica não pode ser subestimada. Devemos valorizar a visão da família real e a contribuição para a economia global; aos que se dedicam ao setor, uma noite mais bem dormida, com o desejo de que a nossa república faça um “copy paste” desta demonstração de modernidade e foco em setores de valor incalculável para o desenvolvimento de todos.

Tiago Matos Vital – 

Direção/Professor Pós-Graduação Gestão e Organização de Eventos

Católica Porto Business School

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo