
No passado dia 10 de Maio, a Orquestra de Bandolins de Esmoriz (OBE) atuou em Espanha, no âmbito da XXIV Mostra de Música de Plectro “ Ciudad de Valladolid”.
Com uma história de mais de duas décadas este evento musical, que se dividiu por cinco dias acolheu a OBE para um concerto na Real Iglésia de San Miguel e San Julián, magnífico exemplar de construção religiosa do barroco jesuíta espanhol.
Sob a direção do Maestro Luís Sá a OBE executou diversas peças com particular destaque para a Sinfonia em Ré menor, de Francisco Picone, o Pintar Paredes, numa homenagem a Carlos Paredes no centésimo aniversário do seu nascimento, e a Suite Pipacústica 24, com 4 andamentos.
Esta última obra junta, no cordofone Bandopipo, a tradição da tanoaria, de que Esmoriz é a capital, com a música e a produção vinícola.
Numa Igreja repleta de um público conhecedor e muito participativo, nos andamentos da Suite e na última obra tocada, o Hallellujah de Leonard Cohen, a Orquestra de Bandolins de Esmoriz deixou a sua marca musical elevando o nome do concelho por terras espanholas.
A XXIV Mostra de Música de Plectro “Ciudad de Valladolid” contou nesta sua edição com atuações de orquestras de Castellón, Segóvia, Madrid e Valladolid.
Foi o regresso da OBE a Espanha depois de em 2024 ter atuado em Córdoba. Ficou o convite à Orquestra de Laudes Españoles Conde Ansúrez, os anfitriões, para a participação no ComCordas 2025 que terá lugar no dia 22 de novembro no Centro de Artes de Ovar