Ovar promete concretizar medidas pensadas na Rota Concelhia de Ação para o Clima

O Município de Ovar aderiu à Rota Concelhia de Ação para o Clima, uma iniciativa da Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), no âmbito do Programa Eco-Escolas. A iniciativa integrou seis escolas do concelho e cerca de 100 alunos que, durantes cinco dias, participaram em ações de sensibilização e foram desafiados a pensar em medidas para tornar o planeta e o concelho mais sustentáveis. O testemunho, depois de passar, simbolicamente, de escola em escola, foi entregue pela mão dos alunos ao presidente da Câmara Municipal de Ovar, Domingos Silva, que se comprometeu a executar algumas das muitas e boas propostas apresentadas pelas seis escolas, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento de boas práticas ambientais no concelho.
Paralelamente, ao aderir à Rota Concelhia de Ação para o Clima, o Município de Ovar assumiu o compromisso de investir na mobilidade suave e nos transportes públicos, e a garantia que a maioria das instituições de ensino público do concelho sejam reconhecidas como Eco-Escolas.
“A sustentabilidade tem sido uma prioridade do Município de Ovar que tem procurando estar na vanguarda no que a questões ambientais diz respeito, procurando contribuir para as metas ambientais assumidas na Agenda 2030”, explica Domingos Silva, presidente da Câmara Municipal de Ovar, acrescentado que, neste sentido, “uma das apostas centrais da autarquia tem sido as ações de informação e sensibilização dedicadas às escolas, famílias e toda a comunidade”.
Quanto à Rota Concelhia de Ação para o Clima, o autarca faz um balanço muito positivo. “Consideramos que as crianças são importantes agentes ativos para difundir as boas práticas ambientais pelas famílias, incentivando-as a uma efetiva alteração de hábitos”, reconhece, adiantando que as propostas apresentadas pelos alunos “revelam sensibilidade e preocupação com as questões ambientais” e que “a sua execução será mais uma forma de valorizar o contributo que todos podem dar para a construção de um concelho mais amigo do ambiente”.
O gesto é simbólico, mas as sementes prometem dar frutos. A Rota Concelhia de Ação Climática começou na Escola Básica de São Vicente de Pereira Jusã que levou o testemunho ao Jardim de Infância do Carvalho, em Válega. Depois pelas mãos destes alunos, seguiu para a Escola Básica Monsenhor Miguel Oliveira, em Válega, cujos alunos seguiram, para passar testemunho à Escola Básica da Regedoura, em Válega. Daqui a mensagem seguiu para o Externato de S. Miguel, em Ovar, que fez caminho para a Escola Secundária Júlio Dinis. O périplo terminou na Câmara Municipal de Ovar, com os alunos da última escola a entregarem a missiva verde ao Presidente da Câmara Municipal de Ovar. De mão em mão, o testemunho ficou mais rico, já que cada escola apresentou uma mão cheia de propostas ambientais que, agora, a autarquia vai analisar, comprometendo-se, inclusive, a executar algumas.
A iniciativa não ficou por aqui. Em cada passagem de testemunho houve um intercâmbio entre duas escolas, que, juntas, integraram uma atividade de intervenção diferente.
Para se deslocarem entre escolas, os alunos optaram, ainda, por meios suaves de transportes, indo a pé, ou de autocarro, promovendo, assim, uma mobilidade mais segura e sustentável.