
O “Ambiente Imagens Dispersas – Encontro Internacional de Fotografia de Natureza Cidade de Ovar” volta a colocar Ovar na rota de fotógrafos, entusiastas da imagem, amantes da Natureza, criadores, estudantes e público em geral, potenciando o Turismo de Natureza na nossa região, tão rica em sítios de grande interesse ecológico.
Com entrada livre na Galeria do Centro de Arte de Ovar, o fim-de-semana de 6 e 7 de Dezembro será marcado por um ciclo de conferências dedicadas à imagem de Natureza, apresentadas por alguns dos mais reputados fotógrafos de Natureza do país.
O fotógrafo português David Guimarães será a figura central da 21.ª edição deste evento, sendo da sua autoria a Exposição de Fotografia «Silentes», uma contemplação sobre a árvore e a floresta que revisita as origens, celebra a sacralidade e a memória do mundo natural e convida a uma escuta lenta, sensorial e reverente desse silêncio vivo.
Neste fim-de-semana será também inaugurada a Exposição Colectiva que apresenta os melhores trabalhos submetidos ao Concurso de Fotografia “Ambiente Imagens Dispersas 2025/26”. Os trabalhos seleccionados pelo Júri serão divulgados no Domingo, pelas 17h, na cerimónia de entrega de prémios, que celebrará o talento, o empenho e a criatividade de todos os entusiastas da fotografia e da proteção da Natureza que deram vida a esta edição.
Estes serão apenas os primeiros momentos da 21.ª edição do Ambiente Imagens Dispersas, evento que os Amigos do Cáster promovem anualmente desde 2005, sob coordenação do nosso sócio Carlos Ramos.
Ao longo dos próximos meses, a imagem de Natureza volta a ocupar o centro das atenções, aproximando diferentes públicos e contribuindo para concretizar a missão da Associação: reforçar a consciência cívica para a proteção do Ambiente e dos ecossistemas, utilizando a fotografia como veículo privilegiado de conhecimento e sensibilização.
Não perca a oportunidade e junte-se a nós, no Centro de Arte de Ovar, para apreciar imagens únicas de paisagens e de espécies de fauna e flora – e descobrir as histórias e técnicas que lhes dão vida!.
Programa do CICLOne de Conferências – Centro de Arte de Ovar
Sábado, 6 de Dezembro
14h30 – Sessão de Abertura
15h00 – “Bokeh-aji”, por David Guimarães
15h30 – “Habitats Paralelos”, por João Rodrigues
16h00 – Intervalo
16h30 – “Trinta anos de ilustração biológica em Portugal”, por Marcos Oliveira
17h00 – “Antártida – Luz, Gelo e Silêncio – A Fauna da Última Fronteira”, por Maurício Soares
Domingo, 7 de Dezembro
11h00 – “A estória de uma imagem”, por Daniel Santos, David Guimarães, João Rodrigues, Marcos Oliveira, Maurício Soares e Pedro Ferrão Patrício
(12h30 – Intervalo para almoço)
14h30 – “Silentes”, por David Guimarães
15h00 – “Salamandra Dourada”, por Daniel Santos
16h00 – “Sob(re) a Perspectiva das Aves”, por Pedro Ferrão Patrício
(16h30 – Intervalo)
17h00 – Divulgação dos resultados do concurso de fotografia e entrega de prémios




