Life&TekPrimeira Vista
Em Destaque

Palacete de charme azulejar no centro de Ovar aguarda por restauro

Na rua José Falcão, anexo ao edifício da PSP, em Ovar, encontramos este palacete com quinta de 900 m2 de jardim (área essa que permite construção) com garagem independente, capela privada, com 2 pisos e 4 frentes, e fachadas revestidas por painéis de azulejo.

Cada compartimento desta casa conta uma história própria, desde os detalhes arquitetónicos tradicionais até às características monumentais que nos transportam para uma atmosfera que evoca tempos passados, mantendo-se fiel à sua essência.

Este histórico edifício aguarda por restauro e é uma excelente oportunidade para habitação própria permanente, onde pode acomodar-se uma grande família, receber visitas com conforto e estilo ou até para turismo dada

a sua localização privilegiada que proporciona fácil acesso a todas as comodidades e serviços locais. 

Enquanto lá viveu Leonor Amaral, professora de música, conhecida por ensinar e tocar piano numa das amplas salas cujo som ecoava no centro histórico vareiro, o conjunto teve alguma manutenção.

Após o seu falecimento, o edifício reverteu para herdeiros que, não tendo intenção de ali habitar, pretendem vender o imóvel histórico.

A Capela adjacente faz parte do conjunto, é dedicada a São Lourenço e é um dos pontos de passagem obrigatória das procissões quaresmais de Ovar, o que atesta da sua importância histórica.

O templo foi mandado erigir em 1745, pelo Dr. Amorim que, tendo enviuvado, se ordenou presbítero (clérigo que tem ordens de missa) e aqui deu a sua primeira missa acolitado por dois filhos congreganistas.

A capela tinha coro assente em arco de cantaria, belo púlpito e sacristia, cujo tecto ostentava a data de 1755, possivelmente o ano do fim das obras. O altar albergava as imagens de São Lourenço, assim como as de Santa Luzia e Nossa Senhora dos Anjos.

Em 1860 foram depositados nesta capela, as ossadas de Dona Esmenia Correia de Matos Pinto e de sua filha de cinco meses, Esmenia, oriundas do Rio de Janeiro (Brasil). Dado o estado de ruína do imóvel, ambas foram transladadas para o cemitério de  Ovar.

Refira-se que o imóvel apalaçado está para venda numa oportunidade única.

Contacte:

Dora Alves
📲 +351 926 969 900
📧 [email protected]
📍ID 126861015-3
🏢 RE/MAX Family AMI 17367

 

Publicidade
Botão Voltar ao Topo