Política

PCP: “V Tomo das Obras Escolhidas de Álvaro Cunhal”

O Museu de Ovar foi o local escolhido para a a apresentação, na passada sexta-feira, do “V Tomo das Obras Escolhidas de Álvaro Cunhal”.

A iniciativa foi presidida por Juliana Silva, membro da Comissão Concelhia de Ovar do PCP, e contou com intervenções de Miguel Jeri, eleito na Assembleia Municipal, e de Manuel Rodrigues, membro da Comissão Política do Comité Central e director do Jornal «Avante!».

Miguel Jeri iniciou a sessão descrevendo o percurso de “mais de 70 anos de luta de Álvaro Cunhal”, desde os tempos como dirigente estudantil, à sua adesão ao Partido, a passagem à clandestinidade”, passando pela “estratégia para derrube do fascismo, a importância no desenvolvimento e aprofundamento do processo revolucionário após a Revolução de Abril, a tenacidade na defesa das conquistas da revolução, até ao seu final: a emancipação dos trabalhadores e do povo”.

Salientou ainda a sua dimensão artística, relevando a sua contribuição para a literatura (romance, conto e tradução), para as artas plásticas e para a reflexão teórica sobre a arte.

Após a exibição de um vídeo ilustrando a actualidade e acerto do pensamento deste destacado dirigente comunista, Manuel Rodrigues desenvolveu uma intervenção sobre o conteúdo deste V Tomo. “Um livro que nos mostra uma nova fase da produção teórica de Álvaro Cunhal em correspondência com o novo ciclo do processo revolucionário aberto pela revolução do 25 de Abril de 1974”. São textos que, numa ordem cronológica, oferecem um verdadeiro guia do itinerário histórico seguido pelo processo revolucionário, iniciado com o levantamento militar na madrugada libertadora 25 de Abril de 1974 (logo seguido do levantamento popular de massas) e que se prolongou até ao golpe militar de 25 de Novembro de 1975.

Seguiu-se um período aberto ao público que contou com diversas intervenções dos presentes que, independentemente da tendência política, permitiu um debate com especial incidência na actualidade do pensamento de Álvaro Cunhal.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo