Life&TekLocalPrimeira Vista
Em Destaque

Peregrino “Mais Famoso do Mundo” passou por Ovar

Enrique Balsera, espanhol natural de Córdoba, conta a sua história vezes sem conta. Era piloto de automóveis até que um grave acidente colocou um súbito ponto final numa promissora carreira, deixando-o paraplégico.

Durante esse período, Enrique prometeu que, caso voltasse a andar, seria peregrino para o resto da vida.

Longe do fausto do automobilismo, conseguir rebater os piores vaticínios médicos e hoje é considerado o peregrino “mais famoso do mundo” e uma das mais emblemáticas personagens do Caminho de Santiago.

Tal como noutros locais por onde tem passado, este sábado, em Ovar, não deixou ninguém indiferente à sua figura e exemplo de superação.

Acompanhado do seu burro “Espíritu Santo y Amén” – proveniente de Santiago de Compostela, a caminho de Fátima, de onde depois partirá para Roma -, sorriu para todas as fotos.

Foram muitos os vareiros que com ele contactaram desejando-lhe boa viagem e um bom caminho de peregrinação até ao Santuário de Fátima.

Com 57 anos, Enrique leva seis anos dedicados a percorrer vários caminhos de peregrinação, nomeadamente os caminhos de Santiago, os caminhos de Fátima e os caminhos que levam até aos santuários de Caravaca de La Cruz y Santo Toribio de Liébana

“A forma de vestir e comunicar livre e aberta, a companhia do seu burro “Espíritu Santo y Amén” e o bordão de peregrino carregado de recordações tornam esta personagem um espírito emblemático que cativa todos pelos caminhos por onde passa”, lê-se na página do Município de Valença por onde passou há dias.

Foto: Maria Celeste Pinho

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo