LocalPrimeira Vista

“Perspectivas sobre a gestão do litoral”

A erosão costeira e a ocorrência de eventos costeiros geram grande preocupação na sociedade portuguesa devido ao potencial de dano que apresentam, sendo expectável o seu agravamento em consequência das alterações climáticas.
Assim, esta temática assume maior relevância para Portugal e para o Mundo e motiva a interacção activa entre as entidades responsáveis, os centros de conhecimento e a sociedade em geral.
A Mesa Redonda intitulada “Perspectivas sobre a gestão do litoral”, que decorre no dia 25 de maio, entre as 17h e as 21h30, é uma dessas iniciaitvas que procura, não só descrever alguns dos perigos costeiros e seus impactos potenciais, mas também dar a conhecer a actual capacidade de previsão e de análise de custo-benefício de soluções de mitigação da erosão costeira.
Este evento tem como objectivo reunir intervenientes de relevo do ecossistema de investigação português e americano, bem como o sector empresarial, para uma discussão multidisciplinar sobre os desafios enfrentados neste domínio.
Os convidados neste evento são Daniel Cox, da Oregon State University (USA), Francisco Sancho, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (Portugal), e Pedro Narra, da empresa R5 Marine Solutions (Portugal). A sessão será moderada pelo Professor Carlos Coelho, investigador da unidade de investigação RISCO e docente do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro.
unidade de investigação RISCO centrada na área da Engenharia Civil tem o objetivo de promover o desenvolvimento de cidades sustentáveis e resilientes, através de construções seguras, duráveis e amigas do ambiente. Os objectivos específicos da sua atividade de investigação são a mitigação de riscos no ambiente construído, a eficiência do uso de recursos no ambiente construído e a reabilitação do património edificado.
A Mesa Redonda decorre na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, com entrada livre (limitada à lotação da sala), organizada pela Fábrica Centro Ciência Viva com o apoio do American Corner – UA, da UACOOPERA – Unidade Transversal para a Cooperação com a Sociedade, da unidade de investigação RISCO e das empresas R5e Engenharia e R5m Marine Solutions, em alinhamento com os projectos “Mar Azul: comunicar para envolver e educar” e “COAST4US – Aplicação da ferramenta COAST ao litoral português MAR”.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao Topo