CulturaPrimeira Vista

Procissão com benção ao mar atrai milhares a Cortegaça

A procissão, com benção ao mar, é um dos pontos altos da romaria em Honra de Nossa Senhora da Nazaré que atrai milhares a Cortegaça.

Todos os anos, a comissão de festas, com maior ou menor dificuldade, prepara uma programação que integra uma componente religiosa muito peculiar, vivida com intensidade pela população, tradicionalmente, muito ligada ao mar e à pesca.

Para muitos, a procissão de domingo é a razão de ser da realização das Festas do Mar, pretexto para a agregação de todo um povo, que por esta ocasião se une e organiza, lugar a lugar, enfeitando o santo da sua devoção, o seu andor, dando a este acto um sentido que raras vezes acontece.

Tudo começa bem cedo, às 8h30 horas, com a chegada da Banda de Música Sociedade Musical Boa União e da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz à Praça Comendador Álvaro Rola, seguindo em marcha até ao Lugar do Souto, de onde partirá a procissão às 9 horas.

A procissão, que normalmente sai com 28 andores, inclui o andor de Nossa Senhora da Nazaré e envolve várias centenas de essas que transportam os andores aos ombros, num percurso com de um quilómetro.

A chegada da procissão praia está prevista para as 11 horas, com o andor de Nossa Senhora da Nazaré a colocar-se imediatamente a seguir ao andor de Santa Marinha, padroeira da Paróquia. A imagem percorre a última parte do percurso da Avenida da Praia e da Avenida de Nossa Senhora Nazaré, passando em frente de todos os andores que se encontram perfilados de frente para a Capela, para lhe prestarem juntamente com a Fanfarra dos Bombeiros e da banda de música, a devida homenagem antes do seu recolhimento para dentro da capela. Segue-se a celebração no altar exterior da capela, visível e audível para todo o recinto.

Da parte da tarde, por volta das 16 horas, a procissão inicia o seu percurso pelas habituais artérias da praia de Cortegaça, descendo ao areal para a tradicional bênção ao mar, momento em que se pede à Senhora da Nazaré a sua protecção e que o oceano nunca negue o sustento a quem dele depende, proporcionando pescas abundantes, sem perdas de vidas.

O dia mais forte da programação popular da romaria conta ainda com a actuação de David Antunes & The Midnight Band, logo seguida do humorista João Paulo Rodrigues.
A noite termina com música pela noite dentro pelos DJ’s Luís & Violas. Os festejos terminam na segunda-feira, à noite, com a actuação do “One Man Show” Bruno Cordeiro. Uma sessão de fogo de artifício encerra as festividades.

https://www.facebook.com/541873312543492/videos/2978727212143846/

https://www.facebook.com/ovarnews/posts/2198813226890630?__xts__[0]=68.ARAE4urUkiLFMK76myCSRQOqhL_8YdeVosDHyCc_V4lI2lmuXp2Gz6XwbwHin5wmhGy_K_c7PSSwCJ8o2E8R-39CrrxE62cTWruJitu1CNNEhdUX3S4bLpg9RRLNdKj_WaFW_WNHkrVIAd2AR2xBIe2h74xVtnw8jFq7W-6BqLy9AUXKVCBr_7g2kRfDEw_SlePT_AAWJpi_YMq08hPAQpRa8nRNVy4kpcM-uVN2xvwT6G3rqsyWSHMAhWYoPPMr7BGNM1Y0ZDUy544h0Ekx0YQVmWu9I-6ucunTWlYTMjCLoM9bF-0zqpQ4EXaz8KeSbhoh4-4ArvYkXG9l1p1CPMG0sw&__tn__=-R

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo