Projeto de remodelação dos Paços do Concelho foi aprovado
O executivo agora liderado por Domingos Silva aprovou o projeto de arquitetura da remodelação/ampliação do Edifício dos Paços do Concelho.
O projeto, entre outras vertentes, visa a melhoria das acessibilidades para garantir o acesso de pessoas de mobilidade reduzida ao edifício, resolvendo um problema com vários anos.
O alargamento e requalificação do edifício da Câmara Municipal de Ovar, que já tem aprovado o respectivo projecto num investimento superior a 600 mil euros.
A intervenção nos Paços do Concelho deverá assentar em três aspectos principais. O primeiro é a reestruturação do Balcão Único de Atendimento, localizado na ala sul do edifício, melhorando as condições de atendimento aos munícipes, dando assim resposta ao crescente aumento de serviços prestados pela autarquia.
Esta intervenção inclui ainda a criação de um novo acesso directo ao exterior, também na ala sul, eliminando barreiras arquitectónicas e tornando o edifício mais acessível a todos. Melhorar o desempenho energético do edifício dos Paços do Concelho através da instalação de painéis fotovoltaicos para autoconsumo de energia elétrica e da substituição de janelas e portas janelas é outro dos aspectos fundamentais.
Apesar de não estar contra o projeto, o vereador do PS Alcides Alves disse discordar da opção tomada pela autarquia, sustentando que o problema vai manter-se enquanto não se encontrar “uma solução definitiva para acomodar os serviços com dignidade”.
“A aquisição do imóvel mais o custo do projeto é um milhão de euros que estamos a gastar para remediar”, observou o socialista.