LocalPrimeira Vista

Encontro dos Reis 2015 regressa à Praça da República

A tradição do “Cantar os Reis” em Ovar vai novamente “sair à rua” entre os dias 02 e 06 de janeiro. Os habituais Encontros de Troupes de Reis Infantil e de Adultos decorrem a 04 e 06 de janeiro, na Praça da República, no centro da cidade de Ovar e, paralelamente, a Câmara Municipal de Ovar impulsionou o Roteiro “Cantar os Reis 2015”, levando toadas harmoniosas a vários pontos do concelho, de forma a preservar e divulgar uma tradição secular, candidata a património cultural imaterial, pelas suas especificidades únicas.

Este Roteiro integra apresentações pelos reiseiros em estabelecimentos de restauração e hoteleiros em Ovar, Esmoriz, Cortegaça, Arada, Furadouro e Válega, difundindo esta tradição em vários pontos do município junto da comunidade local e também de quem nos visita.

Os tradicionais Encontros de Reis – Infantis e Adultos – decorrem nos dias 04 e 06 de janeiro, pelas 15 e 20 horas, respetivamente, e apresentam seis troupes infantis, que mantêm cada vez mais viva esta tradição, e 16 Trupes Adultas, que anualmente criam e apresentam letras e músicas originais.

A história do Cantar os Reis em Ovar

A tradição das Troupes de Reis remonta aos finais do século XIX. Tinha inicialmente alguma semelhança com as «Janeiras» que têm lugar um pouco por todo o país, mas adquiriu características próprias e originais em Ovar. Em 1893, com o especial patrocínio de João Alves Cerqueira, um conceituado comerciante da praça vareira de então, nasceu a primeira Troupe – a dos “Reis dos Alves” ou “Troupe dos Velhos” e logo outras começaram a surgir.

O Cantar dos Reis em Ovar distingue-se dos restantes pelo facto de, apesar de serem imbuídas de um saudável amadorismo e surgidas de forma espontânea, as Troupes vareiras exigem de si mesmas o mínimo de qualidade interpretativa e melodiosa. Desta forma, as exibições são minuciosa e antecipadamente ensaiadas; o leque de instrumentos tocado é muito variado e inclui o violão, o bandolim, o banjolim, a bandola e até o violino; o desempenho vocal é muito importante e manifesta-se em belas exibições de solistas e coros; as toadas, em jeito de balada, têm letras inéditas e músicas inéditas ou adaptadas. Destaque ainda para a estrutura do Cantar dos Reis, que é constituído tradicionalmente por três trechos: A Saudação onde é louvada a Noite Santa dos Reis e são saudados os presentes; A Mensagem onde se celebra o nascimento de Jesus e os seus ensinamentos; e O Agradecimento, em tom bastante mais ligeiro, no qual são pedidas as ofertas habituais e é agradecida a hospitalidade.

A qualidade das Troupes de Reis vareiras desde cedo cativou e impressionou o público, e o que representava um simples ato de cantar as boas festas a favor de obras sociais cresceu e tornou-se num evento de cariz cultural. Assim, as Troupes passaram a apresentar-se num espaço comum, nas Praças, no Salão Nobre dos Paços do Município, no Cine-Teatro, no Centro de Arte de Ovar, e agora na Praça da República, onde todos podem assistir e apreciar uma tradição com mais de cem anos.

Consultar Roteiro dos Reis 2015 aqui.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo