CulturaPrimeira Vista

Ovar Natal também diz Ho! Ho! Ho!

Arrancou, este sábado, 2 de dezembro, a programação de Natal do Município de Ovar. Até 7 de Janeiro há dezenas de propostas para toda a família. Iluminações natalícias, animação de rua, concertos, carrosséis, oficinas para os mais novos, teatros, atividades desportivas, presépios e muito, muito mais… o brilho natalício promete espalhar-se por todo o concelho, trazendo alegria aos munícipes e estimulando a economia local.

Uma programação com identidade, com tradições únicas que conta com o envolvimento das forças vivas do concelho e com propostas culturais diferenciadoras e reconhecidas a nível nacional, é o mote para trazer momentos de encontro com a comunidade e atrair visitantes a Ovar, dando um contributo para dinamizar a economia local.

Iluminação, animação de rua e oficinas criativas

Nas próximas semanas, as ruas da cidade e o mercado vão encher-se de vida e cor. As luzes de Natal vão ser ligadas no dia 8 de dezembro, dia em que arranca, também a votação do 6º Concurso de Montras de Natal e, nas próximas semanas, há um conjunto de momentos imperdíveis que prometem trazer o aconchego e a alegria tão característicos desta época. Logo no dia 2 de dezembro, às 10h, o 5º Teto LCB da Banda Sinfónica de Ovar (na foto) inaugura a programação. A 9 de dezembro, a celebração continua, às 10h, com a Sociedade Musical Boa União a trazer melodia, num percurso pelas artérias principais da cidade. Para os mais novos, já da parte da tarde, às 15h, na Praça da República, imperdível é a oficina de pinturas de Natal. Os mais novos ainda não escreveram a Carta ao Pai Natal? Não há problema. O programa propõe duas oficinas, dias 9 e 16 de dezembro, das 15h às 18h, na Praça da República.

Destaque, ainda, para os espetáculos de Rua “O Passageiro” de Tânia Safaneta Clown, no dia 9 de dezembro e “Talvez – A Poética do Palhaço”, da companhia Nuvem Voadora, no dia 16 de dezembro. Ambos os espetáculos terão duas sessões, às 10h, no Mercado Municipal e às 15h na Praça da República. Ainda no dia 16 de dezembro, pelas 10h, há um novo momento de animação, protagonizado pela Banda Filarmónica Ovarense.  A animação está garantida com o “Carrossel Caravelas-Wood Toys” que vai estar na Praça da República nos dias 8, 9, 10, 16, 17, 22, 23 e 25 de dezembro.

Os equipamentos municipais também vivem o espírito natalício. Dia 9 de dezembro, na Biblioteca Municipal de Ovar, há uma edição especial de “Ao Sábado é Outra História”, com uma oficina de ilustração dinamizada pelo Coletivo Arisca. Já na Escola de Artes e Ofícios, no dia 10 de dezembro, a última sessão do ano dos “Filminhos à Solta pelo País” está marcada para as 11h.

De visita obrigatória o Bazar de Natal, na Casa do Povo de Ovar, promovido pela Associação Recreativa e Inovação da Arte Popular, de 1 a 10 de dezembro e o Presépio de Natal. Da autoria de José Maria Costa, pode ser visitado no Largo Família Soares Pinto, de 8 de dezembro a 6 de janeiro.

Porque o Natal também deve ser sinónimo de saúde e bem-estar, o programa propõe, também, atividades desportivas. No dia 9 de dezembro, às 17h, de Cortegaça a Esmoriz há a Corrida de S. Silvestre. No dia seguinte, dia 10 de dezembro, às 10h, na Piscina Municipal, é dia de Hidro – Natal.

Concertos e espetáculos celebram união

A magia do Natal chega-nos também com uma mão cheia de espetáculos únicos. Logo no dia 2 de dezembro, a Academia de Música do Orfeão de Ovar presenteia o público com o Concerto de Natal na Capela de Sto. António.  A 9 de dezembro, às 16h, no Museu Escolar Oliveira Lopes, para apontar na agenda, a estreia do espetáculo “Um Submarino em Marte”, uma coprodução do Imaginar Gigante e do Município de Ovar. No dia 15 de dezembro, às 21h30, na Praça da República, Coimbra Gospel Choir é a proposta para aquecer corpo e alma. Já a Companhia de Teatro Kopinxas traz à Junta de Freguesia de Esmoriz o espetáculo “A Meias”, marcado para o dia 16 de dezembro, às 16h. O Centro de Arte de Ovar recebe dois espetáculos: Gato das Botas, pela Jangada Teatro, no dia 17 de dezembro, às 17h e, no dia 22 de dezembro, às 21h30, Jimmy P apresenta o Natal Urbano com o Coro Jovem do Orfeão de Ovar.

Ano Novo no Furadouro

Para dar as boas-vindas ao novo ano, a passagem do ano é, claro, no dia 31 de dezembro, a partir das 22h, no Furadouro com música e espetáculo pirotécnico.

25 Trupes de Reis perpetuam a tradição de “Cantar os Reis”

É com chave de ouro que termina esta programação natalícia. Mais uma vez, o “Cantar os Reis”, uma tradição que desde 2020 está registado no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial de Portugal, traz a magia e o espírito natalício ao concelho de Ovar.  Este ano serão 25 troupes que vão atuar no Centro de Arte de Ovar, comprovando o facto desta tradição secular estar tão enraizada no concelho, envolvendo, todos os anos, centenas de vareiros. No dia de 6 de janeiro, às 20h30 são as Troupes de Reis Adultas a subir ao palco. No dia seguinte, 7 de janeiro, às 15h o testemunho é entregue às Troupes de Reis Infantis.

Conheça toda a programação de Natal do Município de Ovar em: https://shorturl.at/lrDGR

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo