LocalPrimeira Vista

Rede Local de Intervenção Social atenta a famílias em situação de vulnerabilidade

Um novo Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) abriu no passado dia 21 de novembro. Trata-se da Rede Local de Intervenção Social (RLIS) de Ovar.

A RLIS é um novo projecto do concelho de Ovar, promovido pelo Centro Comunitário de Esmoriz (CCE) em protocolo com o Instituto de Segurança Social, I.P. e financiado pelo POISE, Portugal 2020.

A RLIS assegura, segundo Jacinta Valente, directora técnica do CCE, “de forma gratuita, um atendimento personalizado e um acompanhamento social contínuo de proximidade, a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e/ou exclusão social, bem como de emergência social”.

O objectivo é “favorecer a progressiva autonomia pessoal e inclusão social dos cidadãos, tendo em vista a melhoria da sua qualidade de vida”.

A RLIS substitui a actuação técnica da Segurança Social no âmbito da Acção Social, numa lógica de descentralização e aproximação às populações.

Segundo a responsável, são objestivos desta equipa, informar e orientar no conhecimento e exercício dos seus direitos; acompanhar nos percursos de inserção social e comunitária; garantir uma intervenção imediata e o encaminhamento para outros serviços e recursos locais e potenciar a autonomização pessoal, social e profissional.
Pretende-se uma intervenção multidisciplinar, integrada e concertada que procura constituir-se como um reforço a todo o trabalho desenvolvido pelas entidades concelhias, numa perspetiva de articulação”.

O projecto dispõe de uma equipa técnica multidisciplinar que actua nas comunidades que não se encontram cobertas por este tipo de serviço: Maceda, Arada, S. João, Ovar (S. Miguel) e Válega.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo