CulturaPrimeira Vista

Samuel Pimenta vence o Prémio Literário Glória de Sant’Anna 2016

 

O autor Samuel Pimenta é o vencedor do 4.º Prémio Literário Glória de Sant’Anna 2016, com a Obra “Ágora”, publicado pela Editora Livros de Ontem.

A entrega do prémio e das menções honrosas aos finalistas decorrem na Capela de São Gonçalo em Válega, onde algumas Editoras finalistas terão à venda os seus livros de Poesia.

A obra premiada foi escolhida por maioria, numa decisão final do Júri que é irrevogável. O júri foi constituído por António Cabrita (Escritor, Moçambique), Xosé Lois García (Escritor, Galiza), Jacinto Guimarães (Jornal de Válega, Portugal), Andrea Paes (Ourives, Suécia) e Carmen Lúcia Tindó Ribeiro Secco (Professora, Brasil).

“Depois de ler várias vezes este livro conotei o encanto criativo e a beleza estética que sugere este volume de poemas, tão bem definidos e priorizados. Considero que é uma poética emergente com essas plenitudes helénicas, que contextualizam um passado com o que Samuel Pimenta – um poeta muito jovem – foi configurando modernidade, partindo da cultura clássica, para dar forma e acento próprio a uma singular criação e de exuberante qualidade que observamos na sintetização do verso, na mensagem
que expande ideias por médio na mobilidade das palavras que constituem o eixo do poderio artístico que constitui este livro. Samuel Pimenta confere grata importância à forma e aos ritmos compositivos dos seus poemas”, comentou Xosé Lois Garcia.

Carmen Tindó disse que “essa obra apresenta grande sensibilidade poética. O ritmo é bastante trabalhado. A linguagem e os poemas são bem construídos, elaborados com intensa poeticidade e labor estético. Os poemas “Ágora”, “Pólis” e “Muralhas” são muito bonitos; ligam-se à Antiguidade Grega, mas, ao mesmo tempo, são bem contemporâneos.

O Prémio Literário Glória de Sant’Anna é um prémio Internacional de Poesia em memória do Poeta Glória de Sant’Anna. O valor do prémio de 3.000 Euros é destinado ao autor do melhor livro de Poesia em língua Portuguesa editado no ano corrente e organizado pelo Grupo de Acção Cultural de Válega (GAC) em colaboração com a Família de Glória de Sant’Anna e entidades patrocinadoras este ano: Câmara Municipal de Ovar, Junta de Freguesia de Válega, AquaHotel Ovar, Jornal de Válega, Harald Nilsson AB, Maria de Lourdes Sacavém Cardoso e a família Gouvêa Lemos.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo