CarnavalPrimeira Vista

Gigantones e Cabeçudos foram os Reis da Festa

Os grupos de Zés P’reiras da Associação Ida e Volta, de Braga, mostraram a arte de que são feitos e quem levou os gigantones uma imponente força de braços.

Na abertura do Carnaval deste ano, alguns eram já conhecidos, outros novos e a estrear sob a mestria de José Dantas Lima e outros ainda viajaram do Minho na bagagem da referida associação.

Gigantone e cabeçudos. São também eles os reis da festa carnavalesca, construídos de forma artesanal com pasta de papel e pintados à mão em oficina que decorreu na Escola de Artes e Ofícios, no final de 2023.

Os gigantones, compostos por uma armação de ferro, chegam a ter quatro metros de altura e a pesar 30 quilos e, juntamente com os cabeçudos, dançam de forma desajeitada e castiça. Quando vêm que alguém está distraído do cortejo, baixam-se, impondo o respeito da sua altura. Há gritos e logo depois gargalhadas.

Tirando a fraca iluminação de partes do itinerário por onde passou o cortejo, a ideia foi boa e enriquecedora. Por falar em luz, o desfile das escolas de samba também sofreu com os problemas de iluminação registados em 2023, aguarda-se que fiquem resolvidos este ano.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo