Sonho do piloto arouquense Jorge Brandão interrompido durante etapa do Rali de Marrocos

- Jorge Brandão, nascido em Arouca, estava a cumprir o sonho e a preparar-se para a estreia no Rali Dakar 2026
O motociclismo português está de luto. Jorge Brandão, um dos nossos pilotos e companheiros das duas rodas, faleceu hoje quando estava a poucos quilómetros de terminar a sua segunda participação no Rali de Marrocos.
A organização da prova que deu por terminada a temporada do Campeonato do Mundo de Rally Raid anunciou a trágica notícia em comunicado oficial.
Jorge Brandão, nascido em Arouca, estava a cumprir o sonho e a preparar-se para a estreia no Rali Dakar 2026 como piloto de duas rodas e integrando a equipa Old Friends Rally Team. Aos 46 anos de idade já tinha uma boa experiência nas provas de todo-o-terreno, quer como co-piloto em SSV, quer como piloto de motos.
Partiu para a última etapa do Rali de Marrocos em 48.º da classificação geral das motos.
Infelizmente, sofreu uma queda na 5ª Etapa do Rali de Marrocos, numa zona de dunas à passagem do km 214, de acordo com a organização da prova, quando estava a apenas 2 quilómetros de dar por terminada a sua participação no rali em Erfoud.
Foi prontamente assistido pela equipa médica no local da queda tendo sido posteriormente transportado por helicóptero para o hospital em Erfoud, onde tragicamente foi confirmada a sua morte na tarde desta sexta-feira, pelas 13H55m locais.
À família, amigos e equipa do piloto português que hoje faleceu, a redação do OvarNews deixa aqui as suas mais sentidas condolências.
Reações de Pesar
Num comunicado publicado no site oficial da Presidência da República, pode ler-se que “o Presidente da República lamenta a morte trágica do piloto motociclista Jorge Brandão, ocorrida durante a quinta e última etapa do Rali de Marrocos”, apresentando ainda “as mais sentidas condolências à família, amigos e a toda a equipa Old Friends Rally”.
A Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) emitiu uma nota de pesar pela morte do piloto Jorge Brandão durante a quinta e última etapa do Rali de Marrocos, derradeira prova do Mundial de todo-o-terreno.
Na sua página na rede social Instagram, a equipa Old Friends Rally homenageia o piloto, escrevendo: “Hoje o deserto ficou mais silencioso”.
“O Jorge partiu a fazer o que mais amava – a viver a paixão pelo rali e pelo espírito de aventura que sempre o definiu. Ficam connosco as memórias, o companheirismo e o exemplo de dedicação que deixará para sempre na nossa equipa e na comunidade do todo-o-terreno”, refere a equipa.