LocalPrimeira Vista

Terceiros é a primeira Procissão da Quaresma

A Procissão dos Terceiros abre, este domingo, as majestosas tradições quaresmais que atraem milhares de fiéis à cidade.
Logo a seguir ao Carnaval, os vareiros recolhem-se a partir da quarta-feira de Cinzas para viver a Quaresma, tempo que nos convida a um esforço de conversão e que, por sua vez, prepara o Ciclo Pascal, onde se celebra o mistério da morte e ressurreição de Jesus Cristo.

As imponentes manifestações da Quaresma ovarense regressam com a realização da procissão dos Terceiros, uma das poucas que ainda resistem no nosso país e congrega diversas irmandades do centro do país.

Se as condições do tempo permitirem, a Procissão dos Terceiros sai para a rua às 15h30. Esta é uma oportunidade rara, ou talvez única a nível nacional, para ver os 14 ricos andores e as respectivas imagens dos Santos Tutelares da Ordem Terceira de São Francisco, nomeadamente:

Bem Casados, Santa Margarida de Cortona, Santo Ivo, Santo António de Lisboa, Santa Isabel, Santa Clara de Assis, São Roque, São Luís Rei de França, Santa Rosa de Viterbo, Andor da Ordem, São Francisco lançado às silvas, São Francisco abraçado a Cristo, Santa Isabel da Hungria e Imaculada Conceição.

O itinerário vai ser o seguinte: Rua Ferreira de Castro, Rua Alexandre Herculano, Rua Eça de Queiroz, Rua Cândido dos Reis, Rua Elias Garcia e Rua Gomes Freire.

As cerimónias religiosas deste domingo terão início às 15h, na Igreja Matriz, com a presença do Frei José Lima, pregador franciscano bastante conhecido que conta com dois livros publicados.
Se o tempo não permitir a saída da Procissão dos Terceiros, a celebração prolongar-se-á durante mais algum tempo no interior do Templo.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo