CulturaPrimeira Vista

Arroz com História: tradição em mãos

A cultura do arroz faz parte da tradição e identidade da região. Os férteis e alagadiços terrenos do Baixo Vouga Lagunar fornecem as condições ideais para o cultivo deste cereal, e os arrozais trazem encanto e vida às paisagens do concelho de Estarreja, onde esta cultura se mantém nos dias de hoje.

Desde a germinação da planta até ao bago de arroz cozinhado, há todo um ciclo com diversas etapas, como a sementeira, plantação, monda e colheita. Com a orientação de experientes produtores de arroz da região, o BioRia convida a recordar tempos idos, arregaçar as mangas e entrar [literalmente] nas terras férteis de Salreu e Canelas. Uma compilação de experiências únicas, da terra à degustação do bago, que lhe permitirá entender e valorizar como nunca o cultivo do arroz!

Outrora impulsionador da economia local, o cultivo do arroz ganhará novo fôlego com a inauguração do museu Fábrica da História, nas antigas instalações da “Hidro-Eléctrica” de Estarreja. Este novo equipamento cultural pretende avivar a memória e as tradições associadas ao cultivo do cereal e à indústria do descasque.

Depois da sementeira e da plantação, já com a planta-do-arroz bem desenvolvida, chegou a altura de fazer a monda! Com a orientação de um produtor de arroz da região, vamos arregaçar as mangas e entrar nas terras alagadas para fazer a monda de um arrozal de Canelas! Esta ação permite controlar plantas que competem com a planta-do-arroz, potenciando assim o seu desenvolvimento e produtividade.

Este método pretende controlar espécies vegetais que competem com a planta-do-arroz e que reduzem o seu desenvolvimento e produtividade, e é por isso bastante importante no ciclo de cultivo. Uma atividade que no passado juntava dezenas de pessoas nos arrozais do Baixo Vouga Lagunar, e que permitirá a todos os participantes experienciar na primeira pessoa mais uma etapa da cultura do arroz, com orientação de um orizicultore da região.

PROVA GASTRONÓMICA 4 NOV | SÁB | 16h30 | Fábrica da História – Arroz

Nas antigas instalações da “Hidro-Eléctrica” de Estarreja, onde em tempos era efetuado o descasque do arroz, e que em breve abrirá portas como espaço museográfico “Fábrica da História – Arroz”, o BioRia promove um showcooking desenvolvido por um chef convidado, e onde poderá provar os pratos tendo o arroz como protagonista, num conceito farm-to-table. Depois de acompanhar no terreno algumas das fases do ciclo do arroz – sementeira, plantação, monda e colheita – chega a tão esperada hora do público degustar o delicioso arroz do Baixo Vouga Lagunar!

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo