UFO quer assumir competĂȘncias conferidas por lei

O presidente da UniĂŁo das Freguesias de Ovar, SĂŁo JoĂŁo, Arada e SĂŁo Vicente de Pereira (UFO), Bruno Oliveira, “pretende assumir de imediato todas as competĂȘncias que a Lei nos atribui”.
Falando na sessĂŁo solene do 34.Âș aniversĂĄrio da elevação de SĂŁo JoĂŁo a Vila, o autarca socialista referia-se Ă Lei da TransferĂȘncia de CompetĂȘncias dos municĂpios para as freguesias, aprovada a 30 de Abril, que “permite no imediato o reforço das competĂȘncias das autarquias locais, numa lĂłgica de descentralização, salvaguardando melhor o interesse dos cidadĂŁos que procuram da parte da Administração PĂșblica uma resposta pronta, ĂĄgil e adequada”.
Aproveitando a presença de Salvador Malheiro na sessĂŁo terça-feira, lembrou que “falta apenas que o senhor presidente da CĂąmara proceder de acordo com a respectiva Lei”. Relativamente ao acordo de execução, o presidente da UFO repetiu ser objecto de “uma injustiça e de discriminação negativa em total desrespeito pelos cidadĂŁos que pagam os seus impostos”.
“O Acordo de Execução estabelecido entre a CĂąmara Municipal e a UniĂŁo das Freguesias Ă© manifestamente insuficiente ao nĂvel de recursos humanos, financeiros e patrimoniais de forma a garantir e assegurar a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, reiterou Bruno Oliveira.
Salvador Malheiro, que esteve em duas sessĂ”es solenes de freguesias na mesma noite (a outra foi em VĂĄlega), disse que “Ă© normal” os presidentes das juntas aproveitarem a sua presença para “fazerem ouvir as suas queixas e reivindicaçÔes”.