LocalPrimeira Vista

“Um dia pela vida” dos que luta(ra)m contra o cancro

A sessão de apresentação e lançamento da iniciativa “Um Dia Pela Vida”, um projecto solidário da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), decorre este sábado, pelas 18 horas, na Escola de Artes e Ofícios de Ovar.

Ana Cunha, vereadora da Câmara Municipal de Ovar, diz que “esta é uma iniciativa da LPCC à qual não poderíamos deixar de nos associar”. Assim, desvenda que “estamos todos a trabalhar, com muita vontade e motivação, já que será aqui dado o arranque”.

“Um Dia Pela Vida” baseia-se na esperança de que aqueles que foram levados pelo cancro não serão esquecidos e que os que o estão actualmente a combater serão apoiados e que um dia o cancro será vencido. O projecto da LPCC tem, segundo Ana Cunha, “uma forte componente de voluntariado, uma forte componente de intervenção comunitária transversal a toda a sociedade, que terá também como objectivo a angariação de fundos para as causas da liga, que passam pela aquisição de equipamento e de material para ajudar os seus doentes”.

“Um Dia Pela Vida” arranca formalmente no dia 8 de abril e termina no dia 29 de julho, com uma grande festa onde todos os envolvidos vão participar juntamente com grupos e artistas locais. Durante os cerca de quatro meses em que o projecto vai decorrer, serão desenvolvidas pela e para a comunidade inúmeras actividades de sensibilização para a prevenção do cancro e de angariação de fundos, numa atmosfera de festa, com espectáculos, música, jogos e outras actividades.

Ana Cunha destaca que o projecto se integra na estratégia assumida pelo executivo ovarense de “construir uma cultura de psicossaúde, pois assim entendemos estar a servir melhor a nossa comunidade”.

Toda a população é convidada a estar presente na cerimónia do próximo sábado, onde vão estar presentes Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, e Natália Amaral, Secretária Geral da Direcção do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) e Coordenadora Regional do Voluntariado.

“Um Dia Pela Vida” é uma iniciativa promovida no âmbito de um programa internacional da American Cancer Society. No mundo, 23 Nações já fazem parte deste projecto que a nível internacional é designado por “Relay For Life”.

A sessão de apresentação e lançamento de “Um Dia Pela Vida”, em Ovar, contará ainda com a presença de Otília Neto, uma das responsáveis locais do projecto. “Esta é uma iniciativa que nos toca a todos, pois temos sempre alguém na família que já teve esta doença”, explicou, acrescentando que, “no meu caso, foi o meu pai, que é um vencedor do cancro”.

Escola de artesAo longo destes dias, Otília Neto, que é directora geral de serviços da SCMO, desvenda que “vamos ficar a conhecer casos que já tiveram a doença e a venceram e recordaremos outros que já partiram”. “Esta iniciativa tem ainda vertente fundamental que é a de “alertar para a prevenção, já que grande parte dos cancros já têm cura se detectados a tempo”. Por isso, alerta que “é muito importante estar atento aos sinais”.

Sendo o projecto “Um Dia Pela Vida” muito baseado no voluntariado, Otília Neto revelou que na Santa Casa da Misericórdia de Ovar (SCMO) já estão formadas duas equipas de voluntários, com 20 elementos cada, que se disponibilizaram por considerarem “o projecto muito bonito, com mensagens e exemplos de luta, prevenção e vida”.

Atenção aos sinais

Refira-se que ainda antes da apresentação do funcionamento de “Um Dia Pela Vida” em Ovar, por Eliana Gonçalves (Coordenadora do projecto) e da apresentação da Comissão Local e da Cerimónia da Entrega da Pasta de Capitão, decorre uma acção de Educação para a Saúde sobre Prevenção de Cancro, intitulada “Prevenção do Cancro”, da responsabilidade de Lúcia Coutinho, Médica de Medicina Geral e Familiar e Voluntária do Grupo de Voluntariado Comunitário de São Pedro do Sul da LPCC.

O projecto apela à natureza solidária das pessoas e através delas a um efectivo enraizamento na comunidade, como quem quer recordar um familiar ou amigo que partiu ou ainda estar presente e ajudar alguém que está neste preciso momento a combater a doença.

As actividades do projecto “Um Dia Pela Vida”, decorrem com o apoio da Câmara Municipal de Ovar até ao próximo dia 29 de julho, altura em que se realizará a sessão de encerramento.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo