CulturaPrimeira Vista

“Uma Brancura Luminosa” com Ricardo Pereira e Sandra Barata Belo estreia no CAO

A peça “Uma Brancura Luminosa”, com estreia nacional a 8 de novembro de 2025 no Centro de Arte de Ovar (CAO), é uma adaptação e encenação de Sandra Barata Belo a partir da obra do escritor norueguês Jon Fosse, distinguido com o Prémio Nobel da Literatura em 2023, e conta com interpretação de Ricardo Pereira e Sandra Barata Belo.

Um homem conduz sem destino, ao acaso, vira à direita, vira à esquerda até que o carro fica atolado numa estrada florestal. Sai do carro e perde-se no interior da floresta, debaixo do céu escuro e de neve. Quase morre de frio e de cansaço. Entre questões e hesitações o homem segue, perdido nos seus pensamentos, em imagens que lhe trazem memórias. Um jogo entre o passado, presente e futuro, que se vive no mesmo plano, pondo em causa o que vê, o que é realidade ou espectro. No meio deste existencialismo o homem vê uma estranha brancura luminosa.

Numa criação onde o existencialismo e a espiritualidade se cruzam, Sandra Barata Belo propõe uma encenação poética e sensorial, com cenografia de Rui Francisco, música original de Um Filho da Mãe e um desenho de luz místico e envolvente.

A digressão nacional prossegue com apresentações em:
15 de novembro – Teatro Municipal da Lousã
22 de novembro – Centro Cultural de Paredes
29 de novembro – Teatro Municipal da Covilhã
6 de dezembro – Centro de Artes e Espetáculos de Vale de Cambra
2026
13 a 25 de janeiro – Teatro Variedades, Lisboa
31 de janeiro – Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão
7 de fevereiro – Teatro Municipal de Ourém
22 de fevereiro – Cineteatro Louletano, Loulé

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo