Saúde

Diz-se que a vida são dois dias e o Carnaval três… Mas cuidado!

Ruído elevado pode provocar perda de audição, zumbido, ansiedade e até depressão.

É altura de escolher o fato de Carnaval, memorizar as coreografias das músicas mais badaladas e iniciar todos os preparativos necessários. Pode ser um dos festejos mais populares do Brasil mas Portugal também vibra e vive aquela que é a festa das máscaras. E por se tratar dias e noites de pura animação, é importante alertar para algumas situações que podem ser verdadeiras inimigas para a saúde auditiva, principalmente quando falamos de música elevada.

Se um adulto submetido a um ruído demasiado alto poderá desenvolver problemas como ansiedade ou até mesmo depressão, no caso das crianças os problemas auditivos que poderão ser desenvolvidos são igualmente preocupantes. Na verdade, o desconforto dos mais pequenos pode passar despercebido aos pais, gerando irritação, zumbido, provocando uma perda auditiva irreversível.

Tanto na rua como em ambientes fechados, os cuidados com a audição devem ser os mesmos. “Nos dias de festa, a maioria das pessoas não se apercebe que o ruído ao seu redor é capaz de provocar lesões graves na audição”, alerta Alexandra Marinho, audiologista da GAES – Centros Auditivos. “Os sintomas podem desaparecer mas os efeitos da exposição ao som elevado podem aparecer com o passar do tempo, já que a perda auditiva é cumulativa e o organismo não consegue produzir células auditivas saudáveis”, explica.

A folia envolvente, a animação da rua e a boa disposição são os ingredientes fundamentais para não um, não dois, mas três dias repletos de alegria carnavalesca. Por esse motivo, é importante cuidar da audição para que seja possível brincar com alegria por muitos Carnavais.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo