LocalPrimeira Vista

Válega: 500 anos do Foral Manuelino de Pereira Jusã

As comemorações dos 500 Anos do Foral Manuelino de Pereira Jusã realizam-se no próximo dia 2 de junho de 2014, pelas 21 horas, na praça da comarca da antiga Vila de Pereira Jusã, em Válega.

A Junta de Freguesia de Válega tomou as comemorações nas suas mãos, tendo preparado um programa de que consta a actuação do grupo de percussão e música medieval, “Curinga”, e do grupo local de dança “Sonhos de Violeta”.

Depois das intervenções protocolares, será descerrado um painel de azulejos da autoria do artista vareiro, Marcos Muge, alusivo à efeméride

As origens de Válega perdem-se nos tempos, uma vez que existe a referência a um documento datado de 1002 o que comprova a antiguidade deste povoado. Contudo não se conhece nenhum documento que revele ao certo a origem do nome Válega, apenas existem suposições e algumas lendas.

O que está escrito é que a freguesia de Válega teve origem na união de duas “Vilas” importantes; a Vila de Peraria e a Vila de Dagarei, grande parte da actual freguesia de S. Vicente de Pereira.

Em 1514, foi concedido foral à Vila de Pereira pelo Rei D. Manuel I. O símbolo do concelho de Pereira Jusã era o seu pelourinho, do qual hoje podemos encontrar uma réplica, no centro histórico do que foi em tempos a vila de Pereira (hoje apenas é o lugar de Pereira) e que em tempos remotos chegou a ser o Concelho de Pereira Jusã.

O Concelho de Pereira Jusã viria a ser extinto em 1852 devido ao consequente crescimento e desenvolvimento da vila de Ovar.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo