CulturaPrimeira Vista

Vareiro João Oliveira vence Prémio Moda Lisboa (c/vídeo)

O vareiro João Oliveira venceu o concurso Sangue Novo da Moda Lisboa, cuja 48.ª edição decorre até domingo, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Natural de Ovar, João Oliveira, 24 anos, formou-se em Design de Moda e Têxtil pela ESART (Escola Superior de Artes Aplicadas), em Castelo Branco. Actualmente está a completar o mestrado na mesma área.

O jovem designer vai receber um prémio da ModaLisboa no valor de 5000 euros, um Summer Course oferecido pela prestigiada academia de moda Domus Academy, em Milão, e terá também a oportunidade de vender a sua colecção FW 17/18 nas lojas The Feeting Room, em Lisboa e no Porto.

Confeccionada em Ovar, no atelier de Ângela Granja, “Society”, o conceito que inspirou a colecção vencedora “explora o comportamento de indivíduos nas mais variadas paisagens contemporâneas, perante o atrevimento da tecnologia”, explica ele.

A silhueta ‘oversized’ é, simultaneamente, um símbolo da jornada e do fardo acumulado. E a sobreposição de peças decompõe os vários elementos da temática – a estrada, a população e a atitude.

“Society”, diz ainda, “é apresentada numa estética streetwear com detalhes influenciados pelo workwear”.

Em outubro de 2016, apresentou a sua primeira colecção na plataforma Sangue Novo da ModaLisboa e foi selecionado para representar Portugal no conceituado Festival de Moda Holandês, FashionClash, de 2017.

Oito designers portugueses da nova geração apresentaram, na tarde de 10 de março, pelas 18h30, as suas propostas outono/inverno 2017-18. O concurso, que marcou o arranque da 48.ª edição da Moda Lisboa, no CCB, visa promover os novos talentos da moda nacional.

Alexandre Pereira, Carolina Machado, Liliana Afonso, Mariana Laurência, Micaela Sapinho, Rita Afonso e Rita Carvalho foram os sete nomes que se juntaram a João Oliveira para apresentar as suas propostas para a próxima estação fria.

Eduarda Abbondanza (Presidente da ModaLisboa), Paulo Macedo (diretor criativo da Vogue Portugal), Ricardo Andrez (Designer de Moda), Paulo Mariotti (Vogue Brasil), Edgar Ferreira e Guilherme Oliveira (fundadores da concept store The Feeting Room) foi o júri responsável pela eleição do vencedor. (Fotos: Rui Vasco)

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo