CarnavalPrimeira Vista

Vareiros confirmados no I Encontro de Porta-Bandeiras e Mestres Sala

A primeira edição do Encontro de Porta Bandeiras e Mestres Sala realiza-se este sábado, a partir das 21h30, na sede da Escola de Samba A Rainha, na Figueira da Foz.

O evento conta com a presença de representantes de 14 escolas de samba de vários pontos do país. Idealizado como um momento de partilha de experiências e de convívio, o Encontro de Porta Bandeiras e Mestres Sala pretende também homenagear o papel de uma dupla que é um elemento fulcral no desfile de qualquer escola de samba.

Neste momento, está confirmada a presença de representantes de escolas de samba de Ovar (Charanguinha, Juventude Vareira, Costa de Prata, Kan-Kans), de Estarreja (Trepa Coqueiro, Tribal, Independentes da Vila, Os Morenos, Vai Quem Quer), da Mealhada (Sócios da Mangueira, Amigos da Tijuca, Batuque), de Sesimbra (Trepa no Coqueiro), e da Figueira da Foz (Unidos do Mato Grosso e A Rainha).

O programa conta com a actuação das rainhas de bateria de todas as escolas participantes, e com a animação musical de Nuno Bastos e o Trio Pocket. O encontro de todos os participantes começará ainda durante a tarde e deverá prolongar-se noite dentro, estando o início das actuações apontado para as 22 horas.

Historicamente, existem diversas teorias para a origem da figura da Porta Bandeira e do Mestre Sala. Uma destas tendências indica que a coreografia desempenhada pelo casal será o resultado de uma fusão entre os bailes de gala da corte portuguesa no Brasil e a imitação irreverente que os escravos faziam nas suas próprias comunidades, nos primórdios dos actuais pagodes.

A verdade é que hoje em dia a Porta Bandeira transporta consigo o duplo peso de uma elaborada fantasia e da bandeira, símbolo maior da escola que representa. Ao Mestre Sala compete defender a “sua” portadora da bandeira, e convidar todos os que assistem para a festa.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo