Cultura

O Maio do Azulejo sai à rua e “torna-viagem”

Ainda estamos em abril, mas já se pode ir adiantando o Maio do Azulejo deste ano.

O Município de Ovar apresenta uma mão cheia de iniciativas em espaços de excelência de Ovar, nomeadamente, a Igreja Matriz de Válega e o Largo do Palácio da Justiça de Ovar, onde atuam, respetivamente, Cuca Roseta com a Orquestra Filarmonia das Beiras, a 5 de maio, e os brasileiros Mart’nália com Paulinho Moska, a 25 de maio.

Brasileiros? Sim. O azulejo vareiro assume-se como expressão urbana, a partir do final do séc. XIX e principio do séc. XX, utilizado na decoração da fachada do património edificado – a “casa de brasileiro”, por influência dos emigrantes do Brasil, país onde, durante o séc. XIX esta arte cerâmica ganhou uma nova dimensão.

Chamaram-lhe “azulejo de torna-viagem”, pois foi pela mão destes emigrantes mais endinheirados que atravessaram o Atlântico para se implantarem nas nossas fachadas, como acontece em Ovar, criando verdadeiras “ruas de cerâmica”, como reconheceu Rafael Salinas Calado, a quem se deve o epíteto de “Museu Vivo do Azulejo”.

Portanto, música do Brasil a celebrar o azulejo vareiro é… normal.

O primeiro concerto está marcado para as 18h e o segundo para as 21h30.

Mas há mais a cantar na língua de Camões. David Fonseca, a 3 de maio, Moonspell, a 29 de maio, e Tiago Bettencourt com a Banda Filarmónica Ovarense e a Sociedade Musical Boa União, a 15 de junho, sobem ao palco do CAO, às 21h30.

Destaque ainda para a peça de teatro: “Terror e Miséria no Terceiro Reich”, de Bertolt Brecht, pela Companhia da Esquina, no dia 17 de maio, às 21h30.

Na Dança, para apontar na agenda, os espetáculos “Palco Especial”, a 13 de abril, “Dimensão”, 11 de maio, e “COMDANÇAS”, a 1 de junho, todos às 21h30, no CAO.

O EIXO – Programa de Aprendizagem Criativa e Mediação de Públicos, com propostas para escolas, famílias e jovens, com inúmeras iniciativas nos diversos equipamentos municipais, mas também em locais descentralizados e espaços informais ao ar livre.

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo