Saúde

XIX Encontro para Cuidadores sobre Disfagia no Museu Júlio Dinis

Encontro de Cuidadores para debate e reflexão conjunta sobre redes seguras de partilha, diálogo e Boas Práticas sobre Disfagia

 

Em estreita articulação com o Município de Ovar, a Unidade de Cuidados na Comunidade – UCC Ovar promove no próximo dia 25 de junho mais um Encontro de Cuidadores. Nesta que é já a décima nona edição da iniciativa, irá falar-se sobre disfagia, caracterizada pela dificuldade em engolir, uma condição comum entre pessoas acamadas, com doenças neurológicas ou em idade avançada. A sessão será dinamizada pela Terapeuta da Fala, Susana Reis e está marcado para as 14h30, no Museu Júlio Dinis.

Compreender para melhor cuidar é o lema do encontro que pretende dotar  os cuidadores de ferramentas fundamentais para atuar com mais eficiência. Na sessão serão abordados os sinais de alerta, os cuidados na alimentação e apresentadas estratégias para prevenir complicações com os engasgamentos e pneumonias por aspiração.

“Contribuir para aumentar o conhecimento dos cuidadores informais e, em simultâneo, para criar redes seguras de partilha, diálogo e boas práticas é fundamental para garantirmos cuidados de excelência aos seniores, mas também um maior conhecimento, conforto e confiança para os cuidadores informais”, frisa Ana Cunha, vereadora do Desenvolvimento Social, destacando a “qualidade, diversidade e carácter inovador destes encontros que são já uma referência, não só no concelho, mas na região”.

Os interessados devem formalizar a sua inscrição na Secretaria do Centro de Saúde de Ovar ou através dos seguintes contactos: [email protected] ou 256 579 260.

 

 

Botão Voltar ao Topo