CulturaPrimeira Vista

“Zé dos Pregos” ressuscita para guiar turistas pelos Passos

[themoneytizer id=”16574-1″]

 

O “Zé dos Pregos”, uma das mais curiosas esculturas da Capela do Encontro “ressuscitou” nesta Quaresma. Inspirado numa das caricatas imagens dos judeus e soldados romanos dos Passos de Ovar, o actor e encenador Leandro Ribeiro concebeu uma visita guiada, vestindo a pele dessa figura bastante popular que é o “Zé dos Pregos”.

O projecto relata, através de um discurso bem-disposto, os momentos mais marcantes da Via-Sacra, através da iconografia existente no interior das capelas, consideradas imóveis de interesse público. Desta forma, “aliou-se o património arquitectónico e religioso da cidade de Ovar, ao património artístico e cultural, deixando mais um testemunho da identidade ovarense”, explica nota da Edilidade.

A primeira visita decorreu este sábado e esgotou rapidamente. Há uma segunda oportunidade, no próximo dia 19 de Abril. As informações e inscrições devem ser obtidas através de [email protected] ou nos Postos de Atendimento Turístico do Centro Histórico de Ovar e do Furadouro.

Hoje é dia da imponente Procissão dos Passos (15 horas), no centro da cidade, com sermão no Passo do Encontro e no Calvário. Seguem-se as procissões nocturnas de Ovar que também atraem muitos visitantes.

A tradição das procissões quaresmais, em Ovar, remonta ao século XVII, seguindo poucos anos após a constituição da Ordem Terceira de São Francisco.

PROGRAMA 2019
31 de março – Procissão dos Passos | 15h00
18 de abril- Procissão do Ecce Homo (Terro-Terro) | 21h30
19 de abril – Procissão da Via Sacra | 07h30
19 de abril – Visita guiada encenada | 16h30
19 de abril – Procissão do Enterro do Senhor | 20h00

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo